Saúde e Bem-estar

Dormir bem pode ser o grande segredo para perder peso; entenda o porquê

Especialistas explicam como o sono de qualidade pode ajudar a emagrecer

Se você tem entre 18 a 60 anos, fique atento: você precisa ter pelo menos 7 horas de sono todas as noites para garantir a sua saúde e a sensação de bem-estar ao longo do dia. A recomendação é da Academia Americana de Medicina do Sono

Estudos mostraram que o sono limitado e de má qualidade pode aumentar o risco de desenvolver distúrbios metabólicos — o que leva ao ganho de peso e à obesidade. Pesquisas também apontam que a falta de sono aumenta o desejo por alimentos ricos em carboidratos e calorias — fatores associados ao ganho de peso.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Fique de olho: falta de sono pode prejudicar as células-tronco nas suas córneas

· · ·

As novidades sobre o assunto

Pesquisadores da Universidade de Copenhague descobriram que a falta de sono também pode prejudicar as tentativas das pessoas de manter a perda de peso. A professora de psicologia da saúde Jane Odgen, que não esteve envolvida na investigação, está de acordo com a teoria. “Peso e sono estão ligados, mas não sabemos de que maneira, isto é, se dormir mal causa ganho de peso ou se o ganho de peso causa o sono ruim.”

Ela também explica: “a primeira parte do estudo mostra que a perda de peso está associada à melhora do sono”. No entanto, ela acrescenta: “mas, para esta parte, não houve grupo de controle, nem randomização. Portanto, pode não ter sido a perda de peso e poderia ter sido outra coisa, como tempo, estar em um estudo ou comer mais frutas e vegetais, independentemente da perda de peso”.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM