Saúde e Bem-estar

O que a cor da sua menstruação pode indicar

Cada um dos momentos pode trazer um diagnóstico mais aprofundado

O que a cor da sua menstruação pode indicar (Reprodução: Pexels)

Já percebeu que seu sangue menstrual muda durante o seu período, tendo vários tons de vermelho ou até outras cores? E saber o que significa cada uma dela e como elas podem mudar ao longo do tempo nos ajuda e muito para entender como é o nosso corpo.

ANÚNCIO

Leia também:

Absorventes interlabiais: o produto que está tomando conta do TikTok

Recomendados

É normal que o sangue menstrual traga várias cores, mas também existe uma explicação para isso. “O sangue menstrual pode ter uma variedade de diferentes tons de vermelho, normalmente de um vermelho rosado claro, até um marrom muito escuro, tão escuro que quase parece preto”, diz o Dr. Pastides, especialista entrevistado pela Cosmopolitan. Pronto para saber o significado de cada uma delas?

Vermelho brilhante

O vermelho brilhante aparece quando nosso fluxo está mais pesado, e quanto mais vermelho, mais rápido o fluxo é. Durante os primeiros dias, o revestimento do útero se desprende rapidamente, mostrando que é normal essa cor mais abrilhantada. Só que, se você estiver sangrando muito pesado por horas ou em quantidades que lembram um coágulo, é bom verificar com um especialista.

Vermelho escuro

O vermelho escuro vem quando os primeiros dias da menstruação já passaram e mostram que a taxa de derramamento do revestimento uterino está diminuindo.

Marrom

O marrom aparece quando o sangue fica velho e mais tempo fora de contato com o ar, chegando a ficar quase preto e aparecer mais frequentemente no final da menstruação. Se aparecer no início, é porque é um sangue antigo que não deixou seu corpo na última menstruação.

Rosa

O sangue rosa pode ser comum em pessoas que usam anticoncepcionais para deixar a menstruação mais leve.

Cinza

Um sangue acinzentado ou com corrimento nesse tom pode indicar um sintoma de infecção vaginal bacteriana chamada de vaginose.

A cor em si não é um motivo de preocupação na maioria dos casos, mostrando que seus hormônios estão funcionando, mas se você está sangrando fora do seu período menstrual ou o sangue vem com um cheiro estranho, é melhor consultar um médico.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias