Comportamento e Relacionamento

Psicólogo diz que existem 4 tipos de ansiedade; descubra qual é a sua

A ansiedade pode ser situacional, biológica, psicológica e existencial

O psicólogo John Cottone (em inglês) defende que existem quatro tipos diferentes de ansiedade: situacional, biológica, psicológica e existencial. “Embora esse esquema não represente um modelo formal de diagnóstico, acredito que possa ser útil, especialmente para leigos, para comunicar melhor o que estão vivenciando e obter a ajuda”, explica. Saiba mais.

Ansiedade situacional

É normal sentir-se ansioso, mesmo por longos períodos, em resposta a ameaças reais à nossa sobrevivência ou objetivos de vida. “No entanto, quando nossa ansiedade é desproporcional a uma ameaça real — especialmente aos olhos de pessoas objetivas em nossa vida — ou persiste por muito tempo depois que a ameaça se foi, é sinal de que a ansiedade é melhor explicada por um dos outros tipos”, adverte.

Ansiedade biológica

Em alguns casos, um desequilíbrio nos neurotransmissores ou hormônios pode levar diretamente a sentimentos de ansiedade. As condições médicas também podem desempenhar um papel.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Você é chato? Veja lista com 6 características identificadas por psicólogos e descubra

· · ·

Ansiedade psicológica

Isso geralmente ocorre quando a resposta ao medo de uma pessoa é desproporcional a uma ameaça real ou imaginária. As manifestações de ansiedade psicológica podem assumir inúmeras formas, como:

  • acreditar em quadros graves por sintomas de doenças comuns;
  • evitar amigos e reuniões sociais;
  • medo de fazer sexo;
  • medos infundados de contaminação dos alimentos;
  • sentir-se sobrecarregado facilmente quando os planos mudam;
  • entre outros.

Ansiedade existencial

Alguém pode ficar sobrecarregado de pavor quando pensa em sua própria mortalidade. “Dessa forma, a ansiedade existencial pode ser pensada como a mãe de todas as outras ansiedades”, defende o especialista.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM