Saúde e Bem-estar

Ansiedade e depressão: especialista dá dicas para prevenir e enfrentar doenças

De acordo com a Fiocruz, cerca de 50% da população sofre com sintomas ligados à depressão e quadros de ansiedade

Um estudo realizado pela Fiocruz, constatou cerca de 50% da população sofre com sintomas ligados à depressão e quadros de ansiedade. Segundo a pesquisa, sentimentos frequentes de tristeza e depressão atingiram 40% da população adulta brasileira em 2020, e a sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas.

Já um outro levantamento de outubro de 2021, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou alta de 50% nos quadros depressivos e de 80% nos ansiosos nos seis meses anteriores. Um dos motivos ligados ao aumento foi a pandemia e o isolamento social.

· · ·

Recomendados

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:8 maneiras de evitar o cansaço mental no dia-a-dia

· · ·

A psicóloga Gabriella Braga, em uma entrevista ao jornal A Gazeta, explica que depressão é um transtorno mental que produz alterações de humor, perda de interesse e prazer nas atividades do indivíduo. “Traz sentimentos de desesperança e tristeza profunda. Afeta a qualidade de vida, do apetite e do sono”, diz.

Veja abaixo 7 dicas da psicóloga para prevenir e enfrentar a ansiedade e a depressão:

  1. Revise as prioridades, visando a saúde física e emocional. É o primeiro passo em direção à possibilidade de amenizar a incidência de quadros elevados de estresse, ansiedade e, inclusive, episódios de depressão. Essa revisão seria basicamente entender o que é possível fazer a respeito do que está acontecendo, uma vez que não temos como mudar o fato pandêmico. Cabe considerar as prioridades de cada indivíduo.
  2. Busque o autocuidado e compreenda as emoções. Diante desse cenário, é essencial que cada um busque entender as suas emoções, visando o autocuidado com a saúde mental. ‘Como estou lidando com essa situação?’ é uma pergunta importante. ‘Quais os impactos emocionais desse momento na minha vida? O que posso fazer para minimizá-los?’. O olhar deve ser mais atento e cuidadoso com as nossas emoções por meio desses questionamentos.
  3. Foque no agora. É fundamental entendermos a importância de estar vivendo um dia de cada vez.
  4. Adote o estilo de vida saudável. Ter um estilo de vida mais saudável, com atividade física regular, meditação e uma alimentação balanceada, contribui para um maior equilíbrio emocional, reduzindo o potencial de quadros de ansiedade e depressão. É importante cuidar de dentro para fora.
  5. Tenha hobbies. Dedicar tempo a um hobby, como leitura, dança, é outro importante aliado. As medidas são variadas e devem fazer sentido para cada indivíduo.
  6. Mantenha uma rede de apoio. Uma rede de apoio, com relações baseadas no acolhimento e na empatia, ajuda no enfrentamento de situações de estresse e ansiedade.
  7. Conte com apoio profissional. É fundamental que o paciente não deixe de buscar ajuda, orientação e atendimento psicológico para lidar com as questões ligadas à saúde emocional, bem como ter acompanhamento médico nas ações voltadas à saúde física.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM