Saúde e Bem-estar

Psicoterapeuta compartilha 3 exercícios que ela usa todos os dias ‘para parar de pensar demais’

“Overthinking” ou pensar demais sobre um assunto é um sintoma de ansiedade

Pensar demais sobre um assunto ou situação pode te levar a uma tendência ansiosa (Foto: Getty Images)

Há muitas maneiras pelas quais tendemos a pensar demais, como relembrar o passado – repetindo o mesmo cenário várias vezes em nossa cabeça. A preocupação é outra forma na qual ficamos obcecados com o que o futuro pode trazer.

ANÚNCIO

“Pensar demais é uma tendência ansiosa que encontro frequentemente em minha prática de psicoterapia”, comenta a psicoterapeuta e fundadora da Forward in Heels, Jenny Maenpaa, em um artigo publicado no site CNBC (em inglês).

De acordo com a psicoterapeuta, uma pesquisa revela que pensar demais pode diminuir a energia, limitar a criatividade e causar problemas de sono. Por ser ela mesma uma pessoa que sofria com este quadro e pensando em ajudar outras pessoas, Maenpaa desenvolveu então, três estratégias que usa todos os dias para parar de pensar demais:

Recomendados

1. Reenquadramento positivo

A psicoterapeuta explica que isso pode, muitas vezes, ser confundido com “positividade tóxica”, que pede às pessoas que pensem positivamente – não importa o quão difícil seja a situação.

“A ressignificação positiva, por outro lado, permite que você reconheça os aspectos negativos e, em seguida, pede que você avalie se há outra maneira de pensar sobre a situação. Talvez haja benefícios ou coisas que você pode mudar sobre isso”, cometa Maenpaa.

Exemplo:

Você se pega constantemente reclamando: “Odeio ser chefe. Além de todos esses prazos e responsabilidades, é difícil gerenciar tantas personalidades complexas. É emocionalmente e mentalmente exaustivo. Meu trabalho é uma merda.”

Ventilar pode parecer bom por um segundo, mas não resolve nada. E você provavelmente continuará a se debruçar sobre o quanto odeia seu trabalho ou o quão ruim você acha que é gerenciando.

Para praticar a reformulação positiva, substitua o pensamento acima por: “As coisas estão desafiadoras agora e estou me sentindo desconectado de alguns elementos a minha volta. Eu me pergunto se posso mudar alguma coisa sobre essa situação ou minhas expectativas sobre isso.”

Esse padrão de pensamento lhe dá o poder de mudar sua situação. Você pode começar aos poucos, examinando quais tarefas importantes precisam ser feitas primeiro e depois adiar ou delegar o resto até se sentir menos ansioso. A chave é dar um passo para trás e lidar com as coisas uma de cada vez.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Faça essas 4 coisas todos os dias para ser mais feliz e resiliente, de acordo com psicólogos

· · ·

2. Anote seus pensamentos uma vez e se distraia por 24 horas

Quando nosso cérebro pensa que estamos em conflito ou perigo, um sistema de alarme embutido dispara internamente para nos proteger.

“Uma coisa com a qual obtive sucesso é anotar meus sentimentos e esperar pelo menos 24 horas (ou apenas algumas horas se for um assunto urgente) antes de responder ou tomar qualquer tipo de ação impulsiva”, explica a psicoterapeuta. “Então, guardo esse rascunho enquanto me distraio com outra tarefa”, completa.

Exemplo:

Você acabou de receber um e-mail sobre algo que deu errado. Você está chateado, seu coração começa a acelerar, sua respiração fica superficial e você fica hiper-focado no que está acontecendo de errado e por que é sua culpa.

Se você responder ao e-mail enquanto seu cérebro estiver no “modo de alarme”, poderá dizer coisas das quais se arrependerá mais tarde, o que pode alimentar o ciclo vicioso de pensar demais.

Escrever pensamentos negativos tira o poder deles; Você passa então, a muitas vezes, não sentir a necessidade de agir com base em seus pensamentos ansiosos depois de anotá-los.

3. Pratique “gratidão específica”

Maenpaa explica ainda que, na psicologia, sabemos que expressar gratidão pode aumentar nossa felicidade. Pode nos ajudar a contextualizar nossas frustrações contra o que amamos e nos conectar a algo maior do que nós mesmos – sejam outras pessoas, animais, natureza ou um poder superior.

“No entanto, repetir a mesma prática de gratidão várias vezes pode se tornar rotina e diminuir os retornos. Para mim, pode começar a parecer uma tarefa sem sentido, em vez de uma prática consciente. Então, gosto de praticar algo que chamo de ‘gratidão específica’”, complementa.

Exemplo:

Em vez de escrever em seu diário todos os dias que “Sou grato pela minha saúde”, escrevera algo como “Sou grato por ter acordado hoje sem dor nas costas e ter a capacidade de fazer o treino de hoje”.

Isso ajuda a manter o foco no aqui e agora, em vez de pensar demais em abstrações gerais. Amanhã, você ainda pode ser grato pela sua saúde, mas pode ser especificamente grato por ter energia suficiente em longo prazo.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias