Saúde e Bem-estar

Mitos e verdades da pílula do dia seguinte

Saiba no que acreditar ou não

Mitos e verdades da pílula do dia seguinte (Reprodução: Pexels)

Ninguém quer precisar de uma pílula do dia seguinte, mas nada como ter essa alternativa se algum acidente acontecer, não é mesmo? Mas, vale ficar de olho e ver o que é mito e o que é verdade sobre esse método contraceptivo de emergência. Pronta para saber tudo?

ANÚNCIO

Leia também:

Os sinais da endometriose para ficar de olho

Recomendados

A eficácia da pílula

A pílula do dia seguinte não é eficaz somente até 24h. Existem dois tipos no mercado, o levonorgestrel, que pode ser usado em até 3 dias depois do acidente, mas quanto antes melhor, e o acetato de ulipristal, comprimidos eficazes nos cinco primeiros dias após o acidente que não perdem a eficácia ao longo do tempo. No período da ovulação, por exemplo, o levonorgestrel já não tem eficácia.

Esse é o único método disponível

Existem outros métodos de contracepção de emergência além das pílulas. O DIU de cobre, por exemplo, pode ser colocado até 5 dias depois de relações sexuais desprotegidas e tem eficácia próxima de 99%. Se estivermos perto da ovulação, esse é o método mais seguro.

Existe número máximo de quantas pílulas podemos tomar ao longo da vida

Não existe número máximo, mas quanto mais você usar, vale ficar de olho para ver se você não está se protegendo pouco o suficiente.

A pílula do dia seguinte traz infertilidade

Esse método não tem um impacto negativo na fertilidade. As reações que podem acontecer são dores de cabeça, vômitos, tonturas, náuseas e sensibilidade nos seios, além de poder atrasar ou antecipar a menstruação.

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias