Saúde e Bem-estar

Estes 5 exercícios vão te ajudar a melhorar sua saúde mental

Corpo e mente saudáveis e conectados

Confira alguns exercícios que ajudam nossa saúde mental (Foto: Reprodução)

Cuidar da saúde de nosso corpo por meio de uma alimentação saudável e exercícios regulares é muito importante, principalmente em uma mundo tão corrido e cheio de informações, mas você sabia que alguns exercícios podem ser muito benéficos também a nossa saúde mental?

ANÚNCIO

A liberação de endorfina no corpo, causada pela prática de exercícios, inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade. Além do seu efeito analgésico, sentimentos de felicidade e de bom humor, a endorfina reduz o estado de tensão do corpo. Assim, ela também ajuda a combater outras questões emocionais, como a ansiedade e a depressão.

Leia mais: Saiba quais alimentos podem ajudar e quais podem atrapalhar a sua saúde mental

Recomendados

Veja abaixo 5 exercícios para melhorar a saúde mental:

1. Caminhadas e corridas

200 minutos por semana. Ou seja, menos de 30 minutos por dia. Esse é o tempo necessário para o cérebro já começar a perceber realmente quais são os benefícios da atividade física. O hábito diário é importante para não sobrecarregar determinados dias da semana com exercícios e serve de estímulo à pratica da atividade todos os dias.

As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro. Corpo menos tenso, mente menos tensa. Por este lado, é possível compreender porque atividades físicas são recomendadas até para casos de depressão.

2. Yoga

A prática do Yoga é uma boa pedida para quem quer aliar atividade física e relaxamento. Reduz o estresse e a ansiedade, além de ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas de estresse pós-traumático. Fundamental para estimular o cérebro e realizar exercícios para concentração.

Sendo assim, o Yoga, além de providenciar melhoras evidentes no aspecto físico, provoca um momento de auto-reflexão e abstração. Momentos importantes que, às vezes, passam desapercebidos numa rotina mais agitada, porém fundamentais para a saúde mental.

3. Musculação

O foco e a atenção nas sensações físicas são os diferenciais deste tipo de exercício. Nesse sentindo, o estado mental da pessoa vai melhorando pelo nível de concentração requerido e o posterior relaxamento dos músculos da atividade física.

Fazer musculação também pode ajudar pessoas que possuem transtorno de ansiedade. Os exercícios de intensidade moderada aliam a saúde física e mental. A atividade ajuda o sistema nervoso na resposta de estímulos de imobilização (esta que caracteriza o transtorno). Sendo assim, o exercício físico e saúde são sinônimos.

Leia mais: Entenda o que é a ocitocina, hormônio que pode ajudar pessoas com ansiedade e depressão

4. Esportes em equipe

Futebol, basquete ou vôlei. Ou nenhum desses três. Escolha o esporte que seja mais atrativo para você e comece a praticar. O importante nesse quesito e único requisito é que o esporte definido seja praticado em equipe.

O que estamos procurando nesse tópico é o fator social dele. O estímulo gerado pela presença de outras pessoas é fundamental para a saúde mental. Fazer algo em equipe permite o desenvolvimento de diversas habilidades comunicacionais, além de aguçar a empatia e solidariedade com as pessoas.

5. Ciclismo

O que você acha de realizar exercícios para memória, atenção e percepção enquanto está sentado? O ciclismo permite tudo isso e exige menos do corpo do que outros exercícios. A prática é recomendada para pessoas com problemas nas articulações, pois a atividade não exerce impacto direto nelas.

A prática ao livre também pode ser uma ótima oportunidade para desestressar. Por ser uma atividade geralmente feita individualmente, ela permite momentos em que conversamos com nós mesmos. A pausa para reflexão é fundamental para uma melhor saúde mental.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias