O colesterol, aquela substância cerosa encontrada no sangue, é importante para a saúde. Sim, você leu certo: “o corpo precisa dele para formar células saudáveis, mas ter colesterol alto pode aumentar o risco de doenças cardíacas”, explicam (em espanhol) os profissionais da Clínica Mayo.
ANÚNCIO
Afinal de contas, com colesterol alto, surgem depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Com o tempo, esse acúmulo dificulta o fluxo do sangue pelas artérias e, às vezes, podem se romper e formar um coágulo — o que causa derrame ou ataque cardíaco.
Ou seja, não faltam motivos para controlar os níveis de colesterol. E uma das etapas importantes desse desafio é conhecer as causas do problema, para evitá-las sempre que possível.
· · ·
Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por: “Como diminuir o ‘colesterol ruim’ naturalmente? As recomendações de especialistas”
· · ·
As principais causas do colesterol alto
O site Healthline começa a lista (em inglês) da seguinte maneira: “comer muitos alimentos ricos em […] gorduras trans e gorduras saturadas pode aumentar o risco de desenvolver colesterol alto”. Além disso, a obesidade, a diabetes e o hipotireoidismo podem contribuir para o problema. Outros fatores de estilo de vida que podem contribuir para o colesterol alto são o tabagismo e o sedentarismo.
ANÚNCIO
Segundo a mesma fonte, o histórico familiar também pode afetar, já que certos genes passados dos pais para os filhos são responsáveis por instruir o corpo sobre como processar as gorduras. Em casos raros, o colesterol alto é causado por hipercolesterolemia familiar (em inglês), um distúrbio genético que impede o corpo de remover o LDL (popularmente conhecido como “colesterol ruim”).
· · ·
Aviso
Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.