Comportamento e Relacionamento

Amor: terapeuta recomenda não insistir com estas 3 pessoas emocionalmente indisponíveis

Aprenda a identificar quando alguém que está emocionalmente indisponível

Casal
Parceiro emocionalmente indisponível: é difícil se conectar com as pessoas que não estão abertas (Andrik Langfield/Unsplash)

Você já esteve em um relacionamento com alguém que parecia comprometido no início, mas, com o tempo, ficou mais distante e insatisfeito? Pode ter sido o caso de um parceiro emocionalmente indisponível. Em texto (em inglês) no site Psychology Today, a terapeuta Imi Lo (também em inglês) descreve os principais sinais da indisponibilidade emocional. Melhor ficar de olho.

ANÚNCIO

O parceiro “bobo”

Um parceiro emocionalmente indisponível tende a se enxergar como bem-humorado. “Você pode notar que, sempre que você mostra emoções com as quais eles não conseguem lidar, eles transformam o que você diz em uma piada ou banalizam o assunto”, explica a terapeuta. É uma maneira de se defender — porém, também é uma maneira de não lidar com o fato que você tem emoções.

· · ·

Recomendados

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Psicóloga aponta 3 erros comuns que podem estar sabotando seus relacionamentos amorosos

· · ·

O parceiro reparador

“Outro sinal que mostra que uma pessoa está emocionalmente indisponível é que ela sempre tenta intervir e resolver os seus problemas”, Imi alerta. Mais uma vez, é uma maneira de contornar o medo das emoções. Para um reparador, é mais cômodo tentar manter o controle sobre tudo ou carregar o fardo de ser responsável pelo bem-estar dos demais.

O parceiro conselheiro

Nem todos os parceiros emocionalmente inacessíveis parecem frios. “Alguns podem parecer gentis e calorosos, mas ainda distantes”, afirma a terapeuta. “Eles podem ser relativamente pacientes, mas, quando você tenta levar a proximidade para outro nível, você atinge uma parede”. No fim das contas, o parceiro conselheiro pensa em si mesmo como uma pessoa madura, quando na verdade empurra grande parte de sua psiquê para “debaixo do tapete”, o inconsciente. Resultado: “eles quase nunca compartilham os seus pontos de vista ou têm uma reação espontânea e congruente”.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias