Saúde e Bem-estar

Entenda o que é a ocitocina, hormônio que pode ajudar pessoas com ansiedade e depressão

O hormônio é produzido a partir de estímulos sensoriais, como contato físico

A ocitocina é produzida a partir de estímulos sensoriais (Foto: Reprodução)

Você conhece ou já ouvir na ocitocina? Ela é um hormônio que ajuda na produção do bem-estar físico e mental e pode ajudar pessoas que sofrem com doenças como ansiedade e depressão. Vamos te contar aqui tudo sobre este elemento milagroso e sua função no nosso organismo.

ANÚNCIO

Em uma entrevista recente ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, a autora do livro ‘Ocitocina, bem-estar e a regulação do afeto’ e mestre em Psicologia Clínica no IP (Instituto de Psicologia) da USP, Eliana Nogueira do Vale, explicou que a ocitocina é produzida em diversas situações diferentes, sendo uma delas pelos estímulos sensoriais agradáveis.

De acordo com a psicóloga, esses estímulos podem ser “por exemplo, estímulos táteis agradáveis: massagem, abraço, carinho no cabelo. Todas essas coisas fáceis vão trazer bem-estar. Estímulos auditivos: música, barulhinho de cachoeira, de mar.” Além disso, ela destaca também que as relações amorosas, de amizade, de trabalho e o contato com duas ou mais pessoas também produzem ocitocina.

Recomendados

Promovendo o bem-estar

Eliana contou ainda que, pensando em como a pandemia e distanciamento social afetam a produção deste hormônio em nosso organismo, conduziu uma pesquisa com 27 participantes do sexo masculino, de 18 a 60 anos, diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Generalizada (caracterizado por importantes distúrbios do sono, irritabilidade, nervosismo, tremores, tensão muscular, palpitações, tonturas e desconforto gástrico) para compreender os efeitos da ocitocina nesse caso.

“Está havendo interesse da psiquiatria por estudos que usem ocitocina, porque [?] ela tem resultado sem efeito colateral”, afirma a pesquisadora e psicóloga.

A pesquisa foi feita com a administração da ocitocina intranasal no grupo instrumental, comparado com um grupo placebo, que utilizou soro fisiológico. Nos pacientes que usaram a ocitocina, detectou-se uma melhora no humor, nos relacionamentos pessoais, na qualidade do sono e nos estados de calma, confiança e ânimo.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias