Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 exerce diversas funções no corpo, “principalmente na formação e no reparo de células vermelhas do sangue e do sistema nervoso”, explica a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios de São Paulo. Além disso, ela está ligada à saúde cardíaca e faz parte do processo de formação do DNA.
ANÚNCIO
Por isso, uma deficiência de vitamina B12 pode causar sintomas como confusão, depressão, memória fraca, problemas de equilíbrio e dormência das mãos e dos pés. Segundo o portal Dr. Axe (em inglês), a cobalamina também desempenha um papel na formação de glóbulos vermelhos, portanto, uma deficiência pode levar à produção de células incapazes de transportar oxigênio adequadamente.
Por sorte, você pode obter a vitamina B12 através da dieta. Para isso, é importante consumir alimentos de origem animal.
· · ·
Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por: “Estes são os 16 alimentos mais ricos em potássio, segundo cientistas de Harvard”
· · ·
Ovo
O ovo é uma ótima fonte de vitamina B12. Uma pesquisa (em inglês) estabeleceu uma relação entre baixos níveis de colina (substância encontrada no ovo) e uma disfunção hepática. A conclusão dos cientistas: o problema aumenta o risco de formação de câncer.
ANÚNCIO
Salmão selvagem
O salmão que não foi criado em cativeiro é uma das fontes de proteína mais saudáveis. O peixe selvagem contém cobalamina, assim como a vitamina D. Um estudo (em inglês) demonstrou que esses nutrientes melhoram a saúde musculoesquelética e reduz a taxa de fraturas em pessoas com mais de 65 anos.
Sardinha
A sardinha é muito rica em vitamina B12, mas também em outra substância importante para a saúde: os ácidos graxos ômega 3. Uma investigação (em inglês) provou que os ômega 3 da sardinha diminuem a inflamação, aliviam a asma e fortalecem a saúde do coração.
· · ·
Aviso
Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.