A sexualidade de uma pessoa pode se manifestar de diversas maneiras e pode acontecer em diferentes momentos da vida. Mas será que é possível determinar com que idade descobrimos a nossa identidade sexual.
ANÚNCIO
Segundo especialistas ouvidos pela BBC, a idade em que uma pessoa descobre sua orientação sexual pode variar, no entanto, é comum que essa descoberta aconteça ainda na infância.
“Há estudos que revelam que os adultos de minorias sexuais experimentaram sua primeira atração sexual por pessoas do mesmo sexo por volta dos 8 ou 9 anos, mas outros pesquisadores dizem que esse desejo só desperta perto dos 11 anos. Há uma variedade de pesquisas sobre qual seria a média de idade”, explica a psicóloga Asia Eaton, doutora em psicologia social e estudos de gênero e professora da Universidade Internacional da Flórida.
No entanto, ela considera este um ponto difícil de se determinar, por que há uma diferença entre orientação e identidade sexual. “A orientação sexual geralmente se refere ao sexo ou sexos pelo qual ou pelos quais a pessoa sente atração. Já a identidade sexual se refere à percepção de gênero sexual que a pessoa tem de si própria. Ambas são dinâmicas e podem mudar ao longo do tempo de acordo com o contexto”, completa.
Já o diretor da Oficina de Assuntos LGBT da Associação de Psicólogos dos Estados Unidos, Clinton W. Anderson explica que esse é um assunto ainda em pesquisa, entre outras razões, porque o gênero e a sexualidade são aspectos da psicologia que refletem as interações entre biologia e contexto sociocultural. Então, à medida que mudam a cultura e a sociedade, o gênero e a sexualidade também estão sujeitos a mudanças.
“Certamente há indivíduos que podem experimentar atração sexual aos 9 anos ou antes, mas é pouco provável que com essa idade eles tenham capacidade cognitiva e emocional para compreender completamente o que significa orientação sexual”, comenta.
⋅ ⋅ ⋅
ANÚNCIO
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.