Saúde e Bem-estar

Os exames que precisamos fazer em cada momento da vida

Já prepara a agenda porque são vários

Os exames que precisamos fazer em cada momento da vida (Reprodução: Pexels)

Cuidar da saúde é nosso dever principal, afinal sem a saúde estar em dia não conseguimos continuar nossos afazeres, não é mesmo? E quando se trata de saúde feminina, existem vários exames e cuidados que devemos fazer ao longo da vida.

ANÚNCIO

Leia também:

A saúde mental feminina no trabalho

O primeiro cuidado ginecológico de todos é a vacina do HPV aos 9 anos, e se você não tomou ainda, tem até os 26 para se imunizar de maneira preventiva, ainda mais se você detectar uma infecção no papanicolau até os 40 anos.

Além disso, devemos começar nossas consultas ginecológicas assim que vier a primeira menstruação, entendendo principalmente mais sobre o nosso corpo e nossa educação sexual, fazendo essa rotina pelo menos uma vez por ano até os 25 anos de idade.

Dos 25 ao 30 anos

Além do papanicolau, que deve ser feito anualmente, precisamos nos atentar a outras coisas. Se você costuma fazer sexo sem camisinha, por exemplo, precisa realizar exames de sangue para doenças sexualmente transmissíveis, sendo válido para qualquer momento da vida.

Nesta fase, os exames ajudam a prevenir possíveis doenças, então além do papanicolau você pode fazer exames de mama e outros que podem surgir dependendo do resultado.

ANÚNCIO

Dos 30 aos 40 anos

Como seu corpo está no auge da fase reprodutiva, é preciso investigar o cálcio, colesterol e glicose do seu corpo, já que normalmente diminuímos o consumo de produtos derivados de leite nessa fase.

Aqui, a mamografia passa a ser anual, assim como o papanicolau, principalmente para quem já tem histórico na família.

Depois da menopausa

Com a menopausa, nossos hormônios diminuem, então precisamos ficar de olho para ver se é necessária uma reposição para o nosso corpo continuar funcionando bem. Além disso, é necessário fazer o exame da Densitometria Óssea a cada dois anos, muito por conta da redução de hormônios também.

Outro exame necessário nessa fase é a Colonoscopia, que deve ser feito a cada 5 anos se não tiver histórico na família, já que o câncer do intestino começa a ter mais incidência nessa época.

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias