Cada gravidez é diferente e nem todas apresentam os mesmos sintomas, ou mesmo os notam no seu dia-a-dia.
ANÚNCIO
O primeiro e mais confiável sinal de gravidez é a menstruação atrasada. Mas, segundo especialistas, isso nem sempre se aplica a qualquer pessoa com ciclo irregular. Também pode haver outras causas para a falta de menstruação, como estresse e ganho ou perda de peso.
Leia mais: Aos 46 anos, Viviane Araújo engravida após fertilização in vitro
Aqui estão outros sinais de que um bebê pode estar a caminho:
Perder o interesse em comida e bebida
O café faz parte do dia-a-dia dos brasileiros, mas se você perdeu o interesse nesta bebida, pode ser um sinal de gravidez. Você pode notar que, se você perde o interesse em certos alimentos ou bebidas que costumava desfrutar, como chá, café ou alimentos gordurosos, pode ser um indicativa de gestação.
Os desejos também podem surgir do nada e permanecer por toda a gravidez, com os mais comuns, incluindo picles, sorvete, suco de frutas e combinações estranhas de alimentos. As grávidas podem também começar a sentir um recentemente um gosto metálico na boca.
Sangramento
Normalmente associamos a gravidez à falta de sangramento, especialmente porque o primeiro sinal óbvio é a interrupção da menstruação. Mas nas primeiras semanas de gravidez, você pode ter um sangramento semelhante a uma menstruação muito leve, com algumas manchas ou apenas perdendo um pouco de sangue.
ANÚNCIO
Isso pode dar a ilusão de que uma mulher está começando a menstruar. A pequena quantidade de sangue é devido ao sangramento de implantação, que é quando o óvulo se liga ao útero e acontece cerca de seis a 14 dias após a fertilização de um óvulo.
Leia mais: Ela marcou um encontro só para engravidar - e não se arrepende
Cansaço
Existem dezenas de razões pelas quais você pode se sentir mais cansada do que o normal. No entanto, se extremamente fatigada ou cansada, pode ser também devido à gravidez.
A condição pode ser pode ser atribuída à pressão arterial mais baixa do que o normal e níveis mais baixos de açúcar no sangue, bem como um aumento na produção de um hormônio chamado progesterona.
O sintoma geralmente permanece apenas no primeiro trimestre (12 semanas) de gravidez e para driblar o cansaço excessivo, é recomendado a ingestão de alimentos ricos em ferro e proteínas para combater a fadiga, além do uso de suplementos.
Constipação e mais vontade de fazer xixi
Seus hábitos de higiene podem se tornar fora do comum quando você está grávida. Seu corpo aumenta a quantidade de sangue que produz durante a gravidez, levando seus rins a produzir mais líquido, por isso o aumento na vontade de fazer xixi, principalmente à noite.
Já o aumento do hormônio progesterona, que relaxa os músculos e, por sua vez, torna a digestão mais lenta, pode fazer com que você fique constipado.
Mudanças de humor
Como o corpo experimenta uma mudança drástica nos hormônios no início da gravidez, isso pode brincar com suas emoções. Ser subitamente tomada por emoções e choro é um sinal comum de gravidez, principalmente no primeiro trimestre.
Você pode se sentir mais irritada, ansiosa ou simplesmente desesperada enquanto seu corpo se ajusta aos hormônios da gravidez, o que normalmente diminui com o tempo.
Enjoos - não apenas de manhã
Sentir-se mal pela manhã é uma razão comum para as mulheres fazerem um teste de gravidez.
Mas especialistas sugerem que muitas mulheres podem não perceber logo de cara, porque não sabem que a náusea pode ocorrer a qualquer hora do dia.
Sensações constantes de náusea podem ocorrer durante o dia e a noite, então não ignore o fato de que você pode estar grávida se sentir enjoos constantemente durante à tarde. O momento exato, a frequência e a gravidade da náusea são diferentes para cada mulher. A náusea geralmente começa a aparecer por volta de um mês de gravidez.
Alterações nos seios e mamilos
Seios sensíveis ou doloridos são também um dos primeiros sinais de gravidez devido a uma série de alterações hormonais. Mas você sabia que também pode haver mudanças na aparência dos seios?
As mulheres podem ter sensações de ternura ou sensações de formigamento, bem como mamilos escurecendo e veias se tornando mais visíveis. À medida que seu corpo começa a se ajustar à gravidez, no entanto, esses sintomas devem começar a desaparecer.
*Via The Sun
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.