Saúde e Bem-estar

A pílula anticoncepcional interfere no nosso sono?

O sono nos ajuda a melhorar todos os aspectos da vida, não é mesmo? Seja nossa saúde mental, emocional e física, nada anda bem sem o sono em dia. Mas, sabia que certos métodos contraceptivos podem mexer na nossa qualidade de sono?

O Journal of Sleep Research publicou uma pesquisa que indica que mulheres que utilizavam a pílula eram mais propensas a sofrer insônia e sonolência diurna, por exemplo, já que nossas emoções e hormônios acabam afetando o sono.

Leia também: A imunidade mental é super importante e você precisa fortalecê-la

Recomendados

A lua realmente afeta nosso período menstrual?

Certas pesquisas mostram que isso é por conta da versão sintética da progesterona ou a própria progesterona em si , hormônio liberado nos ovários que pode aumentar a temperatura do corpo, e consequentemente atrapalhar nosso sono, assim como temos mais dificuldade de dormir no verão.

Além disso, certas pílulas atrapalham as mensagens do cérebro de chegarem no nosso corpo para podermos dormir em paz, então o golpe acaba interrompendo o ritmo circadiano, desregulando nosso ciclo sono-vigília.

Seu metabolismo também pode interferir nisso, já que uma pessoa que se sente muito sonolenta ao longo do dia, pode tomar uma pílula muito cedo e acabar perdendo o sono a noite, enquanto algumas nem sentem a diferença.

Se isso realmente acontecer com você, vale buscar a ajuda de um ginecologista para trocar o método contraceptivo ou testar outra pílula, até encontrar o jeito certo para você e para o seu corpo.

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM