Estilo de Vida

Quer fazer seu dinheiro render mais? Veja 10 dicas aqui

Tudo é possível com um bom planejamento!

Ultimamente com a inflação as coisas ficaram cada vez mais caras e nosso dinheiro parece que vai embora com qualquer compra de mercado, não é mesmo? Enquanto esse problema maior não se resolve, separamos aqui 10 dicas para fazer seu dinheiro render ainda mais e assim, poder economizar no final do mês e ter aquela tão sonhada reserva de emergência.

1. Respeite seu padrão de vida

Antes de tudo, veja como é o seu padrão de vida e se ele está adequado com o quanto você gasta, já que isso muda de pessoa para pessoa e muitos querem ter um padrão que não condiz com a realidade.

2. Saiba exatamente o quanto ganha

Muitas vezes com o salário líquido e o salário bruto acabamos nos confundindo, mas precisamos saber depois de todas as deduções fiscais qual o dinheiro que realmente vem para nós, além dos benefícios como vale refeição, plano de saúde etc.

3. Reveja os gastos

Vale uma reavaliação de quanto você gasta e o que é necessidade e o que é superfluo. Um carro, por exemplo, é necessidade para muitos mas para outros que vivem em cidade grande pode ser um gasto desnecessário, que já salva muito dinheiro quando não temos um.

4. Atenção para as dívidas

Se você está endividado ou em uma situação crítica econômica, vale criar uma planilha com todas as dívidas que são necessárias pagar e cortar as coisas supérfluas desde já, além de substituir itens mais caros pelos mais baratos no mercado, ou comprar em menor quantidade para não jogar o produto fora depois.

5. Evite gastos pequenos

Gastos pequenos como lanches ou doces durante o dia acabam tirando um grande valor do nosso orçamento no final do mês, então vale rever o que estamos gastando e usar esse dinheiro que sobra para um investimento, por exemplo.

6. Não tenha medo de pedir ajuda

A família e os amigos muitas vezes estão aqui para nos ajudar, não é mesmo? Então, se é um caso de extrema urgência, vale se abrir com eles sobre os problemas e tentar achar uma solução conjunta, antes do caso virar uma bola de neve.

7. Negocie

A negociação é um hábito que devemos ter em todos nós, então vale deixar a vergonha de lado e buscar algum desconto nas compras, nem que seja algo pequeno como 5%, pois a cada desconto que conseguimos, salvamos uma grande quantia no final do mês.

8. Invista em conhecimento

Conhecimento nunca é demais e você já deve ter ouvido que é a única coisa que não podem tirar de nós, né? Por isso, buscar saber mais sobre educação financeira é uma ajuda super válida para começar a investir mais e fazer disso um rendimento maior.

9. Pesquise antes de comprar

Precisa comprar algo? Nunca compre de imediato e sempre faça uma pesquisa de preços, pois isso ajuda a achar a melhor oferta e muitos lugares ainda cobrem o valor para não perder a transação.

10. Diversifique os investimentos

Junto com o conhecimento que você adquire em educação financeira, pode investir em diversas empresas e títulos, diminuindo o risco de perdas e aumentando a possibilidade de ganhar ainda mais em diversos mercados. Vale lembrar que o futuro é incerto e precisa de tempo e planejamento para tomar esse passo, viu?

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM