Estilo de Vida

Você está com dívidas? Descubra aqui como lidar com elas

Dicas para quem tem dívidas (Reprodução: Pexels)

Ano vai, ano vem e parece que as dívidas não nos deixam, não é mesmo? Por isso, contamos aqui algumas dicas de como lidar com as dívidas. Primeiro de tudo, é preciso separar as dívidas dos compromissos financeiros como aluguel, gás, água e etc, que só se tornarão dívidas quando tiver inadimplência. As dívidas geralmente são as contas não pagas como os empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e muitos outros, sendo as contas não pagas.

ANÚNCIO

O cartão de crédito

Existe hoje em dia quem viva sem o cartão de crédito, mas vamos combinar que ele é uma mão na roda principalmente para compras grandes, não é mesmo? Por isso, vale utilizar e não precisamos cancelar, mas sim ficarmos atentas aos juros e ao número de parcelas.

Qual o seu cenário atual?

Para lidar melhor com as dívidas, precisamos ver nosso atual cenário, fazendo uma relação de todas as dívidas que temos atualmente, e listar informações como: tipo de dívida, nome do credor, valor original e atualizado, quantas parcelas faltam e quantas já foram pagas, valor de cada parcela, taxa de juros, se existe garantia e qual é, se o nome já está no Serasa, e o que acontece quando não pagamos.

Recomendados

Com tudo isso anotado, é preciso fazer uma planilha com quanto você ganha e quanto do salário iria para o pagamento das dívidas, vendo se irá precisar parcelar mais ou se já consegue quitar algo em menos tempo, evitando assim mais juros.

Se a dívida for bancária ou com financiadora, é preciso ter uma cópia do contrato de empréstimos e financiamentos, e o documento da evolução da dívida, um extrato detalhado chamado DED, onde você pode ter todas as informações que listamos acima.

Vale fazer todo esse planejamento para começar o ano melhor, e lembre-se que a dívida bancária não deixa de existir mesmo depois das ações de cobranças pararem, pois ela fica no relatório do consumidor até que seja paga e até que o órgão receba essa informação, podendo demorar para ter um novo crédito durante um tempo.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias