Estilo de Vida

Como se tornar uma investidora?

Como se tornar uma investidora? (Reprodução: Pexels)

Sabia que é a primeira vez que o número de investidoras na Bolsa de Valores do Brasil passou de 1 milhão? Apesar de ser um número alto, isso significa apenas 27% do total de investidores, muito por insegurança ou falta de conhecimento, fazendo com que as mulheres acabem investindo menos e perdendo oportunidades de fazer o dinheiro render. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas para ser uma investidora.

ANÚNCIO

1. Veja seus gastos

Antes de investir, é necessário aprender a controlar os gastos, vendo quais são as prioridades e o que é necessário gastar ou não. Depois disso, precisamos planejar com um orçamento todas as despesas, entradas e saídas, e quanto destinar para cada área da sua vida.

2. Trace objetivos

Nada melhor do que ter metas para saber quanto precisa economizar, não é mesmo? Mais do que um planejamento, ter objetivos traçados é fundamental para conseguir direcionar melhor os gastos.

3. Comece a investir

Faça um estudo prévio para entender o que são as taxas Selic, CDI e IPCA, para saber o quanto de rendimento você pode obter em cada caso. Além disso, busque investimentos que podem ser sacados a qualquer momento, como os CDBs ou Tesouros Diretos que possuem taxas iniciais de 50 e 100 reais, além da poupança que não é a mais rentável mas já é um começo.

4. Saiba seu tipo de investidor

Existem 4 tipos de investidores:

- Conservador: quem não quer perder dinheiro e não quer arriscar, consequentemente tendo uma rentabilidade menor

- Moderado: Assume riscos, mas não muitos, aplicando boa parte em produtos conservadores e pouco em investimentos mais arrojados.

ANÚNCIO

- Arrojado: Busca investir em créditos privados, ações e fundos com maior tempo para resgatar, mas também com mais rentabilidade.

5. Quanto investir?

O ideal é guardar de 10% a 30% do salário mensal, mas isso pode ser muito difícil dependendo do seu momento e da sua condição financeira, então vale adaptar para a melhor forma possível enquanto adquire o hábito.

6. Busque informações

Existem diversos cursos gratuitos para te ensinarem sobre educação financeira, como o B3 Educação, Tesouro Direto, os cursos do próprio Banco Central e da FGV.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias