Saúde e Bem-estar

Você se sente mal com o Natal? Veja aqui algumas dicas para melhorar sua saúde mental durante a época

Afinal, nem para todos é uma Noite Feliz

O Natal é considerado por muitos como a época mais maravilhosa do ano, mas para tantos outros é uma época que prejudica a saúde mental, sendo uma data desafiadora para pelo menos 20% da população. Isso porque, muitos de nós lutamos contra a ansiedade e a depressão, e ter que lidar com uma época de festas e confraternizações não é exatamente o que queremos, especialmente agora na pandemia.

A expectativa é que no Natal devemos ser felizes, despreocupados e passar tempo com quem amamos, além de todas as responsabilidades que devemos conciliar, gerando um estresse absurdo, sendo absolutamente normal ficar cansado com tudo isso depois de dois anos em casa.

Por isso, se você tem dificuldade com essa época do ano, trouxemos algumas dicas aqui:

Gaste apenas com o que pode

Durante o Natal ficamos preocupados em dar presentes, comer do bom e do melhor e fazer malabarismos com o dinheiro para alcançar os objetivos. Mas, muitos de nós estamos passando por problemas financeiros e não devemos trazer mais um para a mesa, né? Por isso, não se sinta culpada ou com vergonha se não puder ter o Natal dos sonhos, e gaste apenas dentro das suas possibilidades.

Crie um plano

Se você vai presentear as pessoas, fazer uma festa ou confraternização, se planeje com antecedência para isso. Assim, você evita desgastes desnecessários com atraso, podendo aproveitar relaxada esse momento do Natal.

Seja realista com as expectativas

Cada um sabe melhor como deve ser a experiência ideal de Natal, e não precisa corresponder às expectativas do outro para se frustrar, pois precisamos concentrar no que realmente é importante nas nossas vidas e no que realmente conseguimos fazer, adaptando para a nossa realidade as expectativas de um Natal perfeito.

Atenção ao autocuidado

Essa época é super desafiadora, mas precisamos de um momento para relaxar e cuidar de nós mesmas, até porque passamos dias em ligações e reuniões intermináveis, e agora precisamos relaxar. O esgotamento afetou muitas pessoas esse ano, especialmente as que estão trabalhando para tirarem férias depois, então tire um momento para si.

Se conecte com as pessoas

Se você está se sentindo sozinho, tente se conectar com as pessoas que ama, seja por aplicativo ou pessoalmente, se for possível, e não tenha medo de pedir ajuda e de contar que está com alguns problemas, fazendo o verdadeiro espírito natalino chegar até você.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM