Saúde e Bem-estar

O que acontece com nosso corpo se tivermos deficiência de vitamina B12?

Descubra aqui a importância dessa vitamina e como recuperá-la

Deficiência de vitamina B12 (Reprodução: Pexels)

A vitamina B12 é uma das mais famosas do complexo de vitaminas B e não é à toa, já que ela ajuda na formação celular do sangue, na produção de DNA e na manutenção saudável do sistema nervoso. Sendo considerada a vitamina que entrega energia para o nosso corpo e reduz a fadiga, tanto física quanto espiritual, ela é mais do que necessária para nós.

ANÚNCIO

Às vezes, pode acontecer de termos deficiência da vitamina B12, mesmo que seja raro, mas fatores como a idade, o stress e a dieta podem afetar. A vitamina B12 está presente em peixes, ovos e produtos lácteos, então especialmente quem é vegana deve buscar um suplemento para não sofrer com a deficiência ou até com uma anemia. Fora isso, quanto mais envelhecemos, mais perdemos vitamina B12, o que pode nos deixar exaustas.

Quais são os sintomas de deficiência de vitamina B12?

Recomendados

Para descobrir se você está com deficiência de vitamina B12, os sintomas são:

  • Fadiga
  • Respiração curta
  • Fraqueza
  • Dormência e formigamento
  • Confusão mental
  • Mudanças de humor
  • Ansiedade
  • Perda de cabelo
  • Pele pálida
  • Perda de peso

Se você estiver com os sintomas, deve buscar fazer um exame de sangue para realmente ter o diagnóstico se está com falta de vitaminas ou não. Vale buscar uma ajuda médica de um endocrinologista para dizer se os números estão realmente baixos, e qual o tratamento adequado.

Como adicionar a vitamina B12 na minha vida?

Você pode optar por alimentos que contenham a vitamina B12 como peixe, carne, ovo, leite, iogurte e queijo, ou suplementos de vitamina B12 que também ajudam no metabolismo, serotonina, dopamina e melatonina.

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias