A paulistana Mariana Arasaki, de 36 anos, já era mãe de 8 quando descobriu a gravidez de gêmeos. Com a intenção de compartilhar sua rotina e ajudar outras mães que estão enfrentando os desafios da maternidade, Mariana criou o Instagram ‘Coração de Mami’.
ANÚNCIO
Em entrevista ao site Universa, Mariana explica que desde a primeira filha, que nasceu em 2011, Mariana nunca passou um ano completo sem estar gestante — o menor intervalo foi de três meses entre o nascimento de um e a gravidez de outro. “Depois que o bebê nasce, a gente esquece tudo isso. Dá uma amnésia de mãe”, brinca Mariana. “Quando vejo, já estou grávida de novo”.
A mamãe compartilha ainda os maiores desafios que enfrenta no criação de oito crianças (em breve 10). “O maior desafio aqui em casa é conseguir sair no horário com os oito. Requer muita antecedência. Para chegar pontualmente, a gente começa a prepará-los duas horas antes. Almoço, jantar, banho é puxado também. A vantagem é que os menores vão aprendendo com os maiores. Os três mais velhos já tomam banho sozinhos, pegam a roupinha deles e saem do banheiro trocados. Os outros cinco eu preciso dar o banho ou ajudar a tomar. Para comer, nós sentamos todos juntos na mesa, eu sirvo a todos e comemos na mesma hora. Tirando a bebê, claro, que come um pouco mais cedo.”
Mas os desafios não se limitam ao ambiente doméstico. Segundo Mariana, é comum receber críticas e comentários negativos por ter muitos filhos, às vezes até na frente das próprias crianças.
“As pessoas me param no shopping com as crianças e falam, de forma muito grosseira, coisas como: ‘Para que tudo isso’ ou ‘agora chega né?’. Gente que eu nem conheço. E na frente das crianças. Eu acabo relevando e tiro logo as crianças dali, para não constrangê-las, porque a pessoa que acha um absurdo ter dez filhos vai continuar achando”, relata Mariana.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.