Estilo de Vida

Truques para deixar a casa mais sustentável no Fim de Ano

Afinal, nosso planeta também merece um presente, né?

As festas de fim de ano são aquele momento que queremos comprar desenfreadamente sem pensar no amanhã, não é mesmo? Mas, assim como tudo precisa de equilíbrio, nosso planeta também precisa de ajuda.

Então, separamos aqui algumas ideias para você aplicar nesse período festivo e assim, nos ajudar a reduzir o excesso de gastos do Natal e do Ano Novo, tornando a data um pouco mais sustentável.

1. Escolha um presente memorável

Recomendados

Comprar presentes pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas se colocar um pouco mais de carinho na decisão de qual presente entregar, isso já pode ser uma tarefa sustentável, sabia? Isso porque, durante a época do Natal e do Ano Novo, 42 milhões de libras em presentes que as pessoas não querem são gerados, e acabam ou ocupando espaço desnecessário, ou até sendo jogados fora. Além disso, o presente não precisa ser só físico, viu? Pode ser uma viagem, um dia no spa, um passeio pela cidade… Aqui, o desgaste é menor ainda e você só tem a ganhar.

2. Compre de produtores locais

Sabe aquela época de Natal que traz comidas incríveis, principalmente frutas e verduras? Comprar de produtores locais como nas feiras, mercados menores ou até nos mercados especiais feitos para o Natal pode ajudar não só a girar a economia, mas também trazer um produto mais sustentável e saudável para casa, ao invés de ter que importar algo do outro lado do mundo.

3. Reuse a árvore de Natal

Não é necessário comprar uma nova árvore de Natal se a sua ainda está boa, né? Assim, não jogamos coisa no lixo a toa, e ainda podemos salvar um dinheiro para proporcionar mais experiências para essa época, por exemplo.

4. Utilize as luzes certas

A gente ama uma decoração de Natal muito por conta das luzes! Mas, quando formos comprar os piscas piscas, vale sempre optar por luzes de LED que duram mais e usam menos da eletricidade para criar um ambiente tão incrível quanto, evitando o gasto desnecessário de energia.

5. Desperdiçar comida? Aqui não!

Vamos combinar que a comida de Natal é maravilhosa, né? Mas então, porque comprar mais do que o necessário que todos vão comer, para depois jogar fora? Aqui, vale requentar a comida no dia seguinte e ainda ter aquela sensação de Natal, como também fazer uma doação para quem precisa, principalmente se sobrar comida.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM