Saúde e Bem-estar

5 hábitos que transformam nosso sono em algo pior

Precisamos mais do apenas um cochilo.

Hábitos que prejudicam o sono (Reprodução: Pexels)

Por mais que a gente tente, muitas vezes não conseguimos dormir e não sabemos porque, não é mesmo? Pode ser a técnica que for, o sono não vem e a gente fica horas revirando na cama tentando descansar. Isso pode ser por conta de alguns hábitos ruins que desenvolvemos e nem sabemos que ele prejudica nosso sono, por isso te contamos quais são agora mesmo para você parar e preservar a saúde. Afinal, mais do que um sono de beleza, precisamos ter bons hábitos para uma vida saudável como um todo.

ANÚNCIO

1. Ficar no celular até a hora de dormir

Não é novidade que ficar no celular até a hora de dormir prejudica e tanto o sono. E isso não é só por conta da luz azul excessiva que pode prejudicar nossa pele, nosso ritmo diário e deixa a nossa noite difícil de pegar no sono, mas também por conta da ansiedade e do medo que temos de perder algum momento, ou que algo irá acontecer e precisamos ficar conectados sempre.

O ideal é sair do celular pelo menos 1h antes de dormir, assim seu corpo já vai se acostumando. E nada de deixar o celular na cama perto de você, pois isso também atrapalha.

2. Não ter um horário regular para dormir

O ideal é que pessoas de 18 a 64 anos durmam entre 7 e 9 horas, e de 65 para cima durmam de 7 a 8 horas por dia, segundo os especialistas. Além disso, não ter uma hora regular para dormir acaba quebrando nossa rotina, e por isso acabamos ficando o dia todo com sono na maioria das vezes.

3. Malhar logo antes de dormir

ANÚNCIO

Qualquer atividade que aumente seu ritmo cardíaco deve ser evitada antes de dormir, pelo menos 2 horas antes. Isso porque essas atividades nos dão um boost enorme de energia e dificulta o processo de adormecer, fazendo com que demoremos mais para cair no sono.

4. O cafezinho ou o álcool durante a noite

O café durante a noite já atrapalha muito o processo de cair no sono por conta da cafeína, que assim como as atividades físicas, entregam um boost de energia desnecessário para aquele momento.

Já o álcool aumenta a quantidade de adenosina no nosso corpo, fazendo com que a gente acorde antes do esperado, além de bloquear a fase REM do sono, a melhor de todas. Fora isso, ele também relaxa os músculos e pode acontecer de acordarmos no susto e com uma falta de ar. Aqui, vale também a regra de parar 2 horas antes de dormir.

5. Grandes refeições antes de dormir

Comer antes de dormir pode nos causar refluxo ácido, porque vamos deitar logo depois de ingerir muita coisa, e tudo isso pode acabar voltando do estômago para o esôfago, causando azia. E isso acontece principalmente quando comemos uma grande quantidade de comida, que deve se parada 2 horas antes de deitar.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias