O Natal está chegando e com ele, a fase de comprar os presentes também. Afinal, não tem época melhor para mostrar todo o apreço e amor que sentimos pelas pessoas que estão ao nosso redor. Mas, essa época do ano pode gerar algumas dívidas, e não é isso que queremos que aconteça, não é mesmo?
ANÚNCIO
Por isso, separamos aqui algumas dicas para você conseguir entregar os presentes sem precisar se comprometer na vida financeira por conta disso. Vamos lá?
1. Se atente ao preço dos produtos
No fim de ano, muitos produtos tendem a aumentar o valor, principalmente por conta da desestruturação da economia e da desvalorização do Real em relação ao dólar. Assim, computadores, celulares e eletrônicos em geral tendem a ficar mais caros, por isso se o presente que você quer comprar está nessa faixa, vale ficar de olho nas promoções e na evolução dos preços. Muitas vezes, as compras online são mais baratas do que as feitas em loja física.
2. Presentes atemporais podem valer mais
Produtos que não são “novidades” e não foram fabricados recentemente podem custar bem menos do que os recém-lançados, então optar por itens atemporais na hora de presentear ajuda o seu bolso e também resgata o bom gosto, diminuindo as chances de errar.
3. Faça uma lista de prioridades
ANÚNCIO
Se você viu que o dinheiro não vai dar para comprar presente para todo mundo, priorize quem realmente merece e quem você quer presentear nessa data. Muitos vão entender que estamos em crise e que não podemos brincar com dinheiro agora. Se mesmo assim, você quiser presentear todos, opte por lembrancinhas menores que geralmente custam menos dinheiro.
4. Invista em cartões-presente
Já se foi a época em que presentear com dinheiro era um tabu. Isso facilita o processo dos dois lados e a pessoa pode comprar o que ela quiser no valor. Para deixar o presente mais pessoal, busque lojas que a pessoa já costuma comprar e gosta.
5. Defina um orçamento
Ter um orçamento em mãos de quanto vai gastar de quantas pessoas presentear pode facilitar e muito na hora da compra, indo direto ao ponto nas lojas quando escolher o presente e fazendo seu dinheiro render ainda mais.
6. Compre com antecedência e pague à vista
Pagamentos à vista podem render bons descontos, além de que um planejamento para comprar com certa antecedência também traz benefícios. Só não vale comprar muito antes, pois precisamos pensar na possibilidade da pessoa não gostar do presente e precisar trocar, então vale se atentar ao prazo.
Agora, é só colocar em prática. Boas compras!