Saúde e Bem-estar

Como as mudanças climáticas afetam nosso corpo?

Com as temperaturas mudando de uma outra para outra, nosso corpo também sofre

Não é novidade que um colapso climático está cada vez mais perto, ainda mais com o clima mudando bruscamente de dias incríveis de sol para momentos de frio intensos de uma hora para outra. Isso acontece pelo clima desregulado que trazem secas mais longas e ondas de calor prejudiciais à nossa saúde.

Com isso, buscamos saber o que acontece com o nosso corpo quando essas mudanças acontecem ao nosso redor, para estarmos preparados quando a próxima chegar. E Fernando Gomes explica um pouco para a CNN: “Quando muda a temperatura, podemos identificar que existem dois padrões dependendo se cai ou se se eleva de forma abrupta. Do frio para o quente, existe uma tendência para a desidratação. O sangue pode ficar mais espesso e isso pode levar a risco maior de trombose e outras complicações”, afirmou o médico.

Assim, nossos vasos sanguíneos acabam dilatando com todo o calor e a pressão pode cair, o que não é incomum já que vimos muitos relatos de pessoas passando mal quando está muito calor.

Recomendados

Na situação inversa, quando temos um frio repentino, a pressão sobe por conta dos vasos sanguíneos se fechando, sendo um jeito de nosso corpo proteger a temperatura e o sangue. Porém, acontecem mais crises de hipertensão arterial.

Por isso, problemas como alergia, gripe e até pneumonia se tornaram cada vez maiores ao longo do ano. Sorte que há jeitos de prevenir esses sintomas para que nosso corpo não sofra tanto.

Um deles é nos hidratar bebendo bastante água, além de ajustar a alimentação para algo mais balanceado. Além disso, vale investir em ambientes mais abertos evitando o ar condicionado, além de evitar também o choque térmico. Assim, seu corpo recebe a mudança melhor e você não pega outras doenças que poderiam ocorrer.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM