Saúde e Bem-estar

5 dicas para cuidar melhor dos seus livros

Assim, você tem seus favoritos por mais tempo!

Os amantes de livros que vão aproveitar a Black Friday para renovar a estante e aumentar a pilha dos não lidos vão amar as dicas de hoje! Afinal, não é todo mundo que se adaptou ao formato do Kindle e vários preferem ter o formato físico da obra, até porque nada melhor do que a sensação de carregar um livro em mãos e sentir página por página, não é mesmo?

Seja na hora de organizar as prateleiras por ordem alfabética, gênero ou estética, mais do que apenas organizar precisamos cuidar das obras em si, pois ter uma biblioteca dá trabalho mas o resultado pode ser gratificante. Por isso, confira 5 dicas da Flávia Urzua para a Revista Galileu e cuide melhor dos seus livros agora mesmo!

1. Prefira passar apenas um pano

Ao tirar o pó no dia-a-dia, opte por utilizar apenas um pano seco e só de 6 em 6 meses utilizar uma escova de cerdas macias ou um aspirador de pó na superfície do livro.

2. Lava uma mão, lava a outra

Você tem mania de ler enquanto come algo? Evite esse e outros hábitos como manusear os livros com mãos sujas ou engorduradas, pois isso acaba estragando ainda mais a obra.

3. Sombra e ambiente fresco são nossos melhores amigos

Deixar em um lugar arejado, longe da luz do sol e sem encapar com papel contact são coisas primordiais nos cuidados com os livros, já que a luz solar acaba desbotando capas e lombadas, e nossos livros precisam respirar.

4. Prefira guardar na vertical

A não ser que sejam livros pesados e grandes, prefira guardar as obras na vertical, assim você acaba não prejudicando nem o miolo nem a lombada, e nem deixando-os espremidos.

5. Escolha o marca-página certo

Marcadores de página feitos de metal, como os clipes, podem oxidar e acabar estragando a página com marcas de ferrugem permanentemente. Evite usar tanto essa opção quanto os com muito volume, que acabam deformando o livro.

Pronta para arrumar sua biblioteca de um jeito mais fácil com essas dicas?

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM