Saúde e Bem-estar

Vitamina D: conheça seus benefícios e saiba como ela atua no corpo

Quando em deficiência, o corpo pode passar por sintomas como fadiga e fraqueza

Cápsulas Brancas Sobre Fundo Amarelo

De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (em inglês), a vitamina D ajuda o organismo a absorver o cálcio e a manter os ossos fortes. Dessa forma, ela previne a osteoporose e o risco de fraturas.

Já os músculos usam esse nutriente para promover o movimento. Os nervos, por sua vez, utilizam a vitamina D para transmitir mensagens entre o cérebro e as demais partes do corpo.

O sistema imunológico também é muito favorecido pela ação das vitaminas do grupo D, já que, com o nutriente, tem maior capacidade de combater vírus e bactérias que atacam o organismo.

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

Vitamina C: 4 alimentos mais ‘eficazes’ do que a laranja

Deficiência de vitaminas: 7 sinais de que você sofre com esse problema

Chega de dor de cabeça: estes são os 5 alimentos que você deve evitar se sofre de enxaqueca

⋅ ⋅ ⋅

Como compensar a falta da vitamina D

A vitamina D é um nutriente essencial para o corpo e, quando em deficiência, pode causar sintomas como fadiga, fraqueza, dores musculares e desconforto na região lombar.

Além disso, mulheres com hipovitaminose podem desenvolver endometriose e síndrome do ovário policístico.

A melhor maneira de obter vitamina D é por meio da exposição moderada à luz solar (cerca de 15 minutos) e de uma dieta que inclua alimentos como gema de ovo, queijos, frutos do mar e peixes oleosos. ◼

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM