Comportamento e Relacionamento

Curving: o novo truque da paquera online

O termo vem do ingês, que significa ‘fazer curva’

Woman using mobile phone Young woman at cafe drinking coffee and using mobile phone (Dragan Radojevic/Getty Images/iStockphoto)

Em tempos de relações digitais e online, especialmente neste momento de pandemia, é comum conhecermos e mantermos contato com pessoas que nos interessam na intenção de marcar um encontro e até engatar um romance. Mas e quando a pessoa só fica enrolando a gente? Demora hora para responder uma mensagem e depois aparece como se nada tivesse acontecido, cheio de desculpas? Ou até mesmo, quando você já desencanou e de repente, vem aquele famoso “oi, sumide”?

ANÚNCIO

Esse tipo de comportamento é chamado curving, palavra que deriva do inglês “curve” e que significa “curva”, ou seja, a pessoa fica dando voltas, curvas em você e não assume uma posição. Aqui no Brasil a gente chama da boa e velha enrolação, banho maria. Muitos memes da internet ilustram bem a situação.

Mas então, como fazer para nos proteger emocionalmente e fugir do curving? Não existe uma receita de bolo e todos nós estamos suscetíveis a passar por uma situação dessas, mas é importante ficar sempre alerta. Claro que a gente não precisa ficar sempre com um pé atrás e desconfiar das pessoas, mas se, antes de acontecer um encontro ou mesmo depois, a pessoa em questão começar a dar muitas desculpas, desconfie.

Essa prática é muito parecida com o ghosting, que é quando a pessoa some de vez como se nada tivesse acontecido. Nas duas situações, a outra parte pode ficar bastante vulnerável, insegura e pois acaba depositando alguma expectativa nesse relacionamento que, certamente, não irá a diante.

Nós sabemos que todos temos vida agitadas, compromissos, trabalho, estudos, mas ter responsabilidade afetiva é fundamental quando nos relacionamos com outras pessoas. E é importante frisar que, ter responsabilidade afetiva, não significa necessariamente ter reciprocidade, mas sim ser honesto com as pessoas e deixar claro o que espera de um relacionamento. Desta forma, todas as partes entram na jogada preparadas para o que virá.

Se você se encontrar em uma situação de curving ou ghosting, o conselho é que você se afaste para não se magoar. Agora, se você se identificou como a pessoa que faz uso dessas práticas, repense suas ações e atitudes. Ser sincero com as outras pessoas e consigo mesmo é sempre o melhor caminho.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias