Comportamento e Relacionamento

Como a limpeza e a organização afetam sua saúde mental

Ambientes organizados causam felicidade — mas isso não significa que a saúde mental não seja afetada com a ordem

Mulher limpando objetos de uma casa com um espanador

De acordo com o portal Nueva Mujer (em espanhol), ambientes organizados faz com que as pessoas se sintam mais felizes e confortáveis. Mas isso não significa que a saúde mental não possa ser afetada com a limpeza e a organização obsessivas-compulsivas.

Saiba mais sobre o tema a seguir:

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Segundo o site, os transtornos são produtos de comportamentos compulsivos que não podemos controlar. No caso da limpeza, isso acontece quando a pessoa tenta concentrar as suas energias para dar vazão às frustrações e fragilidades que as rodeiam.

Porém, também há consequências: insônia, enxaqueca, dores musculares e outros sintomas costumam aparecer em pessoas cujos distúrbios de limpeza e ordem são interrompidos por algum motivo.

Por isso, o portal recomenda não levar a limpeza e a organização ao extremo, pois algo tão simples que se torna uma obrigação pode levar ao desenvolvimento de um transtorno obsessivo-compulsivo.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM