Estilo de Vida

Mitos da maternidade que devemos começar a quebrar para a saúde mental das mães

É hora de se livrar dessas velhas crenças para começar a desfrutar mais da maternidade

A maternidade é idealizada e carregada de mitos. Portanto, quando chega a sua vez, esbarram na realidade que, por ser carregada de tantas expectativas, acaba sendo estressante, dolorosa ou decepcionante.

Surgem então as inseguranças, a culpa, o sentimento de má mãe e o seu humor ou a sua confiança declinam quando deveriam estar aproveitando esta fase, com sua luz e escuridão.

Mitos da maternidade que afetam a saúde mental

Você não é uma boa mãe se não amamentar

Como se a maternidade não fosse em si um processo carregado de muita pressão, a sociedade carrega um fardo adicional com crenças como essas, quando na realidade há muitas mulheres que por motivos físicos ou psicológicos não podem amamentar seu bebê, diz Better Health.

Recomendados

Por isso, torna-se uma decisão pessoal que não o torna uma pessoa má, porque em todo o caso está a cuidar da saúde e do bem-estar do seu filho com outras alternativas. Embora esse contato e nutrição sejam muito benéficos para eles, não devemos demonizar aqueles que não podem ou querem.

  1. Casal teve 21 filhos, em 15 meses, com barriga de aluguel e sonha em chegar a 100
  2. Ela viralizou ao mostrar seu corpo real antes e depois de dar à luz a gêmeos
  3. Zoe, com apenas 2 anos, faz treino de corrida com Sabrina Sato e Duda Nagle
  4. Celebridades que provam que a maternidade não segue uma regra única

Ser mãe é sinônimo de ser feliz o tempo todo

As mães não são seres perfeitos e ter essas expectativas é algo irreal, por isso devemos começar a normalizar os espaços ou momentos onde podem chorar, reclamar, desabafar, descansar e ficar tristes porque é um processo exaustivo.

Além disso, isso não significa que você não ame seu filho, mas que você é humano e também precisa de momentos para si mesmo. Ninguém tem o direito de diminuir ou julgar seus sentimentos.

Boas mães têm tudo planejado

E assim como as mães não são perfeitas, também não são robôs que trabalham mecanicamente dia e noite. Entre os mitos da maternidade que mais prejudicam está a crença de que a mãe é forte e poderosa e por isso ela faz de tudo, pode cuidar de tudo e tem tudo pronto na hora.

Chega de nos sobrecarregar. É normal que a casa esteja desarrumada se você tem ajudado os mais pequenos com os deveres de casa ou se não está com uma aparência impecável ou vestido quando sai. Não se sinta culpado e seja gentil consigo mesmo, você está fazendo o melhor que pode.

LEIA TAMBÉM

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM