logo
/ Reprodução / Pexels / Sora Shimazaki / TkTok
Saúde e Bem-estar 03/05/2021

Cólica menstrual: Vídeo que ensina truque fácil com lápis promete acabar com a dor

Será que é um bom truque?

As cólicas menstruais são um problema comum para pessoas das mais diversas idades e podem gerar dores na região abdominal que incomodam bastante e atrapalham até a realização de algumas atividades do cotidiano.

Recentemente, um vídeo que promete acabar com a cólica se tornou viral rapidamente do TikTok.

A usuária @lessiamac compartilhou a técnica em que usa a ponta de borracha de um lápis e massageia a fenda superior da orelha. Ela diz que fazer isso por cerca de um minuto e repetir o processo na outra orelha pode aliviar as dores menstruais.

@lessiamac

Idk how, but it really works!! Try this!! #reducepain #periodpain #menstrualcramps #reduce #lifehacks #bestlifehack #forwomenonly

♬ Ultimate life hacks – Kelly – The Life Bath

No vídeo, muitas pessoas comentaram que realmente sentiram um alivio ao aplicar a massagem, enquanto outras ficaram frustradas por não sentir nenhum efeito positivo.

Pensando nisso, o Metro Reino Unido, contatou a Dra. Claudia Pastides para confirmar o sucesso ou não do truque que fez sucesso na rede social.

Embora não tenha certeza de confirmações médicas no assunto, ela acredita que pode ter algo a ver com uma forma milenar de massagem que se chama acupressão.

Assim como a acupuntura, este método tem origem na medicina tradicional chinesa e é aplicado através da pressão de pontos específicos no corpo – como mãos, pés e orelhas – buscando aliviar dores ou estimular o funcionamento de determinados órgãos.

“A acupressão é usada para tratar a dor menstrual e há muitos estudos que sugerem que a acupressão pode ser útil – embora os pontos de pressão usados ​​não fossem no ouvido e uma das revisões sistemáticas sugira que pode ser um efeito placebo”, completou Claudia.

Ela ainda completou que se isso funcionar para você, não tem nada de errado em colocar a massagem em prática mais vezes.

“Colocar um lápis contra sua orelha pode causar algum mal? Acho que se feito de maneira sensata, gentil e não com muita frequência – é improvável que cause qualquer dano. Mas não coloque no orifício da orelha nem perca a borracha dentro do ouvido”, alertou.

É importante recordar que a dor menstrual intensa que não pode ser aliviada com analgésicos indicados para este problema e compressas de água quente na região abdominal, deve ser investigada mais detalhadamente por um médico.

“A cólica menstrual é uma dor que precisa ser examinada. A endometriose, por exemplo, leva em média 7,5 anos para ser diagnosticada e, entretanto, causa um sofrimento terrível”, lembrou a Dra. Elise Dallas.

Siga-nos
Gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a mais novidades: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.