Estilo de Vida

BBB 21: Fiuk mostra como funciona gaslighting em briga com a Juliette

A briga entre Fiuk e Juliette por conta de um pedaço de bolo apresenta questões importantes sobre como funciona o gaslighting.

Crédito: Globo

Gaslighting, em português manipulação. É uma palavra usada para definir uma situação na qual a pessoa é vítima de um jogo de manipulação tão forte que a faz questionar sua própria sanidade ou se realmente está certa. Basicamente, é que o Fiuk fez com a Juliette na última edição do programa BBB que foi transmitida na terça-feira (23).

ANÚNCIO

“Gaslighting é uma forma de abuso psicológico em que uma pessoa ou grupo faz alguém questionar sua sanidade, percepção da realidade ou memórias. As pessoas que sofrem geralmente se sentem confusas, ansiosas e incapazes de confiar em si mesmas”, explica especialista em artigo para o Medical News Today.

Vamos aos fatos: a briga entre Fiuk e Juliette

Os dois participantes já tiveram diversas discussões e o clima não estava nada bem entre eles. Inclusive, muitos participantes também estão brigados com a Juliette e na última segunda-feira, ela recebeu 6 placas durante o Jogo da Discórdia.

Recomendados

Sabendo da situação que Juliette está passando com a casa, e do conflito que os dois já tem, o cantor Fiuk decidiu fazer uma “brincadeira” com a participante dizendo de forma passivo-agressiva que ela tinha comido muita calda de chocolate.

Juliette chegou a pedir desculpas achando que, de fato, estava errada. Ela ainda perguntou se havia mais leite condensado para fazer a calda e o cantor disse que não havia.

No entanto, ela decidiu ver o bolo e percebeu que ainda tinha muita calda e que também havia leite condensado. Algumas das participantes, como Vih Tube e Pocah concordaram que Fiuk tinha exagerado.

Ao comentar com as outras participantes, Fiuk foi até a cozinha e percebeu que elas estavam falando sobre o assunto. Ele afirmou para a Juliette que era apenas um comentário brincando.

Ou seja, após irritar a participante e fazer ela duvidar da sua própria atitude, ele fez com que ela parecesse louco diante das outras pessoas. Ju ficou irritada com a situação e Fiuk disse que ela arranjava briga por tudo.

Além de estar errado, Fiuk fez com que o motivo da discussão tivesse partido de Ju. Quando na verdade sua atitude passivo-agressiva gerou toda a briga.

Como funciona  o gaslighting

Uma das técnicas utilizadas no gaslighting é justamente o de desvio. “Com esta técnica, uma pessoa muda o foco de uma discussão e questiona a credibilidade da outra pessoa”, explica a publicação.

Além disso, a posição de Fiuk demostra outra técnica que é a de trivialização. “Ocorre quando uma pessoa menospreza ou desconsidera os sentimentos da outra pessoa. Eles podem acusá-los de serem muito sensíveis ou de reação exagerada quando têm preocupações e sentimentos válidos”.

LEIA TAMBÉM

 

Tags

Últimas Notícias