Saúde e Bem-estar

Isto é o que acontece com seu cérebro quando você bebe muito café

O café é saudável e delicioso, e muitas de nós já incorporamos essa bebida na nossa rotina. O problema é o abuso, que faz com que o cérebro desenvolva um comportamento incomum.

ANÚNCIO

Algumas pessoas podem consumir muito mais cafeína do que outras sem apresentar efeitos negativos. Mas, quando afetadas, há vários problemas. Saiba mais:

 

Leia também

 

Ansiedade

A cafeína é conhecida por aumentar o estado de alerta ao liberar adrenalina, o hormônio associado à energia. No entanto, em doses maiores, pode levar à ansiedade e ao nervosismo.

Na verdade, o transtorno de ansiedade induzido pelo café é uma das quatro síndromes relacionadas à cafeína listadas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Doses extremamente altas de café (mil miligramas ou mais) por dia são necessárias para causar nervosismo e sintomas semelhantes na maioria das pessoas.

ANÚNCIO

 

Insônia

A capacidade da cafeína de ajudar as pessoas a ficarem acordadas é uma de suas qualidades mais preciosas. Por outro lado, muito café pode dificultar uma boa noite de sono.

Estudos descobriram que a ingestão elevada de cafeína parece aumentar o tempo que uma pessoa leva para adormecer. Também pode diminuir a qualidade, pois o cérebro permanece ativo e em estado de alerta, ignorando assim seus parâmetros regulares de sono.

É importante observar que a quantidade de cafeína que você pode consumir sem afetar seu sono dependerá de sua genética e de outros fatores. Além disso, o conteúdo consumido no final do dia pode interferir em seus parâmetros regulares porque seus efeitos podem levar várias horas para desaparecer.

 

Dependência

Uma análise sugere que, embora a cafeína libere substâncias químicas cerebrais de maneira semelhante à cocaína e às anfetaminas, ela não causa o vício como essas drogas. No entanto, pode levar à dependência psicológica ou física, especialmente em altas doses.

 

Alucinações

Alucinações e delírios são sintomas comuns de beber muito café e fazem com que uma pessoa experimente de tudo, desde uma forte crença em conspirações a enganos no que diz respeito ao sensor cerebral.

Muitas vezes, as pessoas ouvem coisas que não existem. Um estudo descobriu que cinco xícaras era a quantidade que fazia cobaias ouvirem a música White Christmas, de Bing Crosby, embora estivessem ouvindo um simples ruído branco.

 

Leia também

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias