Da chia ao cânhamo, o mundo das sementes está repleto de opções saudáveis. De acordo com o portal Bustle, as sementes de linhaça são conhecidas por serem cheias de nutrientes essenciais, o que as tornam pequenas — mas poderosas — aliadas.
ANÚNCIO
Leia também
É uma ótima fonte de fibra
De acordo com a nutricionista Jennifer Mimkha, duas colheres (sopa) contêm 4 gramas de fibra alimentar, o que é mais do que o 1,1 grama contido nas sementes de cânhamo. Isso é cerca de 14% da ingestão diária recomendada.
É rica em proteínas
“Em duas colheres (sopa), existem 4 gramas de proteína, o que é bastante alto para uma quantidade tão pequena de comida”, diz Mimkha. Comparativamente, as sementes de chia contêm cerca de um grama a menos do que a semente de linhaça.
ANÚNCIO
É boa para o coração
Segundo a nutricionista Tamar Samuels, o ômega 3 encontrado na semente de linhaça contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos mostram que a linhaça, por sua vez, ajuda a reduzir esse risco.
“Os ácidos graxos ômega 3, em particular, demonstraram reduzir os níveis elevados de triglicerídeos”, diz. Isso significa que eles combatem o excesso de gordura na corrente sanguínea.
Samuels acrescenta que as propriedades anti-inflamatórias dessas sementes também podem ajudar na saúde do coração.
Regula o açúcar no sangue
“Foi descoberto que ele reduz a hemoglobina A1C, que é um marcador de açúcar no sangue”, diz Samuels, o que significa que pode ser útil para pessoas com pré-diabetes ou diabetes.
A principal razão para isso é devido aos altos níveis de fibras presentes neles, que podem atrasar a absorção do açúcar no sangue.
É boa para a digestão
De acordo com Mimkha, as altas quantidades de fibra solúvel encontradas nas sementes de linhaça as tornam benéficas para o trato digestivo.
“A fibra fornece prebióticos, que têm um efeito anti-inflamatório no intestino e podem reduzir problemas gastrointestinais como diarréia e prisão de ventre.”
Também tem benefícios para a beleza
Se o sistema digestivo e o intestino estiverem funcionando bem, é um sinal de que o corpo diminuiu a inflamação, o que fará sua pele brilhar, diz Mimkha. “A pele é apenas uma representação externa do que está acontecendo internamente”, diz.
Além disso, Mimkha acrescenta que seu cabelo e unhas podem se beneficiar do rico conteúdo mineral desse alimento. Essas sementes são ricas em ácidos graxos ômega 3, vitaminas B e vitamina E, todos micronutrientes que contribuem para o fortalecimento das unhas e o crescimento rápido do cabelo.