logo
/ Unsplash
Estilo de Vida 02/03/2021

5 sinais de que seu parceiro não respeita você como deveria

Por : Redação

Num relacionamento, nada é mais importante do que o respeito. Afinal, ele é um dos pilares para o crescimento de ambas as partes. No entanto, às vezes há sinais que indicam que você pode estar presa numa relação não muito agradável.

O desrespeito pode assumir várias formas, mas geralmente tem o mesmo resultado: estudos têm mostrado que é um dos principais motivos de um término.

Saiba mais sobre o assunto:

 

Leia também

 

Ele usa as suas inseguranças contra você

Em um relacionamento, você deve se sentir segura o suficiente para se abrir, compartilhar pensamentos profundos e se apoiar no seu parceiro.

Portanto, se alguma vez ele usar as coisas que você compartilhou contra você, é um sinal de que ele não te respeita.

 

Ele usa palavras rudes e desagradáveis

“Gritos, xingamentos e ameaças… O abuso verbal é um sinal significativo de desrespeito num relacionamento”, diz a psicóloga Carla Manly.

Ele também pode vir na forma de piadas que fazem você se sentir mal. “Provocação e sarcasmo são sinais sutis de que seu parceiro não a respeita”, acrescentou. “Embora o humor deva fazer parte de qualquer relacionamento saudável, não deve ser usado dessa forma.”

 

Ele não valoriza o seu tempo

Se é sempre você quem muda os seus planos para acomodar os do seu parceiro ou se ele nunca parece interessado no que é importante para você, há um sinal de desrespeito.

 

Eles não permite que você tenha privacidade

Em um relacionamento respeitoso, vocês dois continuam sendo indivíduos livres para tomar as suas decisões e perseguir os seus sonhos.

“Um parceiro pode mostrar desrespeito se não lhe der tempo para si mesmo e exigir que você explique qualquer atividade que faz sem ele”, diz Manly. “Ele também pode bisbilhotar os seus pertences, como o seu e-mail ou o seu diário.”

 

Ele ignora os seus limites

Os relacionamentos saudáveis ​​têm a ver com estabelecer e respeitar os limites dos outros. Portanto, se o seu parceiro os ignora, fica claro que o desrespeito está em jogo.

Além disso, o cruzamento de limites pode assumir várias formas e, frequentemente, piorar com o tempo. “Quer ele esteja pedindo dinheiro emprestado e não pagando de volta ou invadindo o seu espaço pessoal, nenhuma dessas atitudes deve ser permitida”, afirma a psicóloga.

 

Leia também