Estilo de Vida

Como construir uma rotina perfeita de cuidados com a pele na hora de dormir

Uma boa rotina de cuidados com a pele na hora de dormir é importante. Confira!

Pexels

Quando se trata de seu regime de beleza, sua prática diurna serve para proteger sua tez do ataque de poluentes que você encontra ao longo do dia (como luz solar, detritos e maquiagem). Mas os cuidados com a pele na hora de dormir funcionam principalmente para reparar sua pele – daí a expressão «sono de beleza».

ANÚNCIO

Ao longo do dia, a pele sofre diferentes ritmos circadianos, diz o dermatologista Joshua Zeichner. “Os níveis de hidratação da pele começam a cair por volta das 15h e continuam baixos à noite, então um hidratante noturno é importante”, diz ele. «A renovação celular da pele e os mecanismos de colágeno e reparo estão em seu pico à noite, então mecanicamente faz sentido usar um ingrediente estimulador de colágeno na hora de dormir.»

Por sua vez, a dermatologista Debra Jailman faz eco, lembrando que a pele se renova durante o sono, por isso é importante nutri-la com os ingredientes certos.

Recomendados

Rotina de cuidados com a pele na hora de dormir

Segundo o portal Bustle, a regra de ouro de aplicar os produtos ao iniciar a rotina de cuidados com a pele é ir do mais leve ao mais pesado. Zeichner recomenda manter seu regime simples, pois o uso de muitos cosméticos pode causar irritação na pele.

No entanto, se você ainda tiver dúvidas sobre como realizar sua rotina de cuidados com a pele antes de dormir, os dermatologistas aconselham seguir essas quatro etapas, juntamente com produtos aprovados por especialistas para aplicar durante todo o processo.

Tire sua maquiagem

Antes de iniciar sua rotina, é importante remover completamente a maquiagem. Claro, isso pode ser feito com um limpador muito bom, mas Jailman diz que você também pode procurar por uma água micelar, que tira a maquiagem (embora não substitua o limpador).

Use um limpador facial

Lavar o rosto é a etapa essencial em sua rotina de cuidados com a pele, diz Jailman. Escolha um limpador de acordo com seu tipo de pele: hidratante para ressecamento (procure glicerina, ceramidas e ácidos hialurônicos), esfoliantes para combater o embotamento e limpar os poros (físico ou químico, ou à base de gel para pele oleosa).

Não se esqueça da tônica

De acordo com Zeichner, os toners fornecem «uma variedade de benefícios diferentes para a pele, incluindo hidratação e brilho».

Se você tem pele oleosa ou acneica, use aquelas que incluam ácido glicólico ou ácido salicílico, diz Jailman. Os tipos sensíveis devem procurar aqueles com aloe vera ou camomila que sejam suaves e hidratantes.

Os que aumentam a umidade tendem a incluir camadas hidratantes como ácido hialurônico e glicerina, enquanto os marcadores são fórmulas à base de ácidos que contêm esfoliantes químicos para soltar as células mortas da pele.

Aplicar soros

Depois que seu rosto estiver limpo e tonificado, é hora de aplicar os soros, também conhecidos como produtos que oferecem uma dose concentrada de ingredientes para melhorar a pele.

Sua melhor aposta é retinol para anti-envelhecimento, vitamina C para clarear e niacinamida (vitamina B3) para acalmar e combater a hiperpigmentação, diz Jailman.

LEIA TAMBÉM

Tags

Últimas Notícias