O estresse é inevitável. Por sorte, existem maneiras de controlá-lo mesmo em tempos difíceis. Segundo terapeutas, métodos de relaxamento podem ser eficazes se praticados regularmente — e o melhor é que você pode fazê-los em casa. Saiba mais:
ANÚNCIO
Leia também
Relaxamento muscular progressivo
Se você está se sentindo estressada em casa, a terapeuta Jessie Bohnenkamp recomenda tentar uma técnica chamada relaxamento muscular progressivo.
Deite-se de costas ou em uma posição confortável e, começando pelos dedos dos pés, concentre-se em relaxar completamente cada grupo muscular ou parte do corpo, movendo-se lentamente enquanto deixa toda a tensão se esvair.
Varredura corporal
Já Sandra Thébaud, terapeuta de gerenciamento de estresse, prefere uma varredura corporal toda vez que se sente estressada.
ANÚNCIO
“Comece pela cabeça e vá até os pés”, explicou. “Se você sentir qualquer tensão, expire e libere-a. Liberar conscientemente a tensão em seu corpo pode lhe dar uma sensação imediata de relaxamento.”
Alongamento diário
O alongamento não é reservado apenas para corredores e levantadores de peso. A terapeuta Tasha Holland-Kornegay recomenda alongamento diário para ajudar a aliviar o estresse e relaxar um pouco.
Para fazer isso em casa, “basta ficar parada em uma porta e tentar esticar os braços, tentando alcançar os lados superiores da moldura”. Segure por 90 segundos e solte a moldura.
Falar consigo mesma
Pode parecer estranho ter uma conversa consigo mesma, mas “a conversa interna de terceira pessoa pode ser usada em toda a linha ao antecipar um evento estressante, pois você está sentindo ansiedade no momento, ou quando está lidando com algo que causou estresse e ansiedade no passado, como rejeição ou fracasso”, diz o terapeuta Jason Moser.
Meditar
A meditação funciona para melhorar a plasticidade do cérebro, fortalecer sinapses, mudar padrões de pensamento e aumentar o estado de alerta, melhorando a atenção e concentração.
Se você puder ficar sentada por 15 minutos algumas vezes por semana, sem interrupção e prestando atenção à sua respiração, isso pode ajudar.