Estilo de Vida

‘Maskne’: como evitar problemas de pele causados pela máscara?

“Maskne” é a união das palavras “mask” (máscara) e “acne”. Esse termo é usado para descrever as lesões de acne associadas ao uso diário da máscara, danos que aparecem no queixo e ao redor da boca.

O uso diário da máscara aumenta a temperatura e a umidade da pele, o que incentiva a secreção de sebo. Se a sua pele é mista ou oleosa, pode piorar. Por isso, é importante saber cuidar-se:

 

Leia também

 

Limpa a pele profundamente

Limpar a pele diariamente é fundamental para mantê-la sob controle e evitar o aparecimento de espinhas. Limpe-a antes de colocar a máscara e após removê-la.

Use um limpador suave que limpa os poros em profundidade e remove o excesso de sebo sem agredir a pele.

 

Matifique e equilibre a pele

Hidratar a pele e controlar a secreção de sebo diariamente, de manhã e à noite, é essencial para mantê-la equilibrada e ajudar a prevenir a acne. Escolha uma textura em gel creme, ideal para o seu tipo de derme.

 

Não aperte as espinhas

Quando você já tem uma espinha e deseja eliminá-la o mais rápido possível, lembre-se de que apertá-la só aumentará a vermelhidão e, possivelmente, a infeccionará.

A melhor opção é usar um gel secante invisível para espinhas localizadas com ácido salicílico e niacinamida que ajuda a reduzir a vermelhidão e o volume da espinha.

 

Previna marcas

As marcas das espinhas são conhecidas como manchas pós-inflamatórias. Como o nome indica, são manchas que aparecem com a exposição diária ao sol, quando sua espinha está vermelha e inflamada.

Essas manchas são acinzentadas e podem levar meses para desaparecer completamente. Para evitá-los, cuide da sua pele diariamente, usando um protetor solar todas as manhãs.

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM