É difícil ver uma amiga lidar com as consequências de um trauma. Mesmo que às vezes você sinta que não está ajudando, a sua presença já é muito importante, pois é o que permite que ela ajuste a sua vida normal depois do incidente.
ANÚNCIO
Se você não sabe por onde começar, aqui estão algumas maneiras simples de agir:
Leia também
Fique atenta aos pequenos gestos
Você não precisa fazer um grande gesto para fazer a diferença. Um bilhete, um jantar ou apenas ouvi-la pode ajudar a liberar a ansiedade e se sentir amada e apoiada.
Não culpe a vítima
Ao falar com alguém sobre um trauma, é importante que você não faça sua amiga sentir que o incidente foi culpa dela ou que ela pode ter feito algo diferente para evitá-lo.
ANÚNCIO
Frases como “por que você se vestiu assim?” e “por que não foi embora antes?” são perigosas para quem ainda está digerindo o que aconteceu.
Lembre-se: a sociedade normalizou culpar ou questionar a vítima perante o agressor.
Não force um diálogo
Uma pessoa que está passando por um trauma deve tomar a iniciativa de dizer o que ela quer que você saiba. Você pode ouvir e perguntar, mas não transforme a conversa em um interrogatório, pois isso pode parecer perturbador para a sua amiga.
Pessoas traumatizadas só podem revelar o que aconteceu com elas quando estiverem prontas. Isso pode levar algum tempo.
Dê espaço
É difícil encontrar um equilíbrio entre fazer a sua amiga se sentir acompanhada e dar espaço a ela. A melhor coisa a fazer é deixar a sua amiga ciente de que você se importa e que está disponível caso ela precise.
E, o que quer que você faça, nunca a force a “superar” ou “esquecer”. Em primeiro lugar, mostre a ela que você entende o quanto isso a afeta e que você deseja ajudá-la e acompanhá-la.
Aprenda
Os sintomas do trauma podem ser confusos para alguém que não os experimentou. Leia sobre o tema. Quanto mais informada você estiver sobre o problema, mais confiante você se sentirá e mais poderá apoiar.