logo
/ Unsplash
Estilo de Vida 24/02/2021

Os limites que você deve impor às redes sociais para cuidar da sua saúde mental

Por : Redação

As redes sociais têm se tornado uma ferramenta muito útil para os tempos atuais. Porém, o uso excessivo dessas plataformas pode afetar a saúde mental. Por isso, é necessário estabelecer alguns limites que nos ajudam a levar um estilo de vida mais saudável do ponto de vista emocional.

 

Leia também

 

Desative ou reduza as notificações

É comum entrarmos constantemente nas redes sociais por causa das notificações que aparecem constantemente. Você pode desativá-las ou controlá-las, definindo períodos do dia para dar uma olhadinha e, em seguida, sair da plataforma.

 

Um momento do dia sem telas e longe das redes sociais

É importante que você estabeleça um momento do seu dia totalmente afastado de qualquer tela. Este momento deve ser respeitado 100%, já que a ideia é que você o veja como um ritual de “desintoxicação”.

 

Defina horários para responder

Estabeleça horários para cada tarefa do dia em que você terá que usar seu telefone celular. Se é indispensável que você use o celular durante o horário de trabalho, defina um período exclusivo para responder as mensagens que correspondem ao seu trabalho. Depois você pode estabelecer um horário para lidar com outros tipos de mensagens.

 

Silencie, deixe de seguir ou bloqueie

Pode parecer drástico, mas uma das coisas que mais afetam nossa saúde mental é o conteúdo que consumimos em plataformas digitais.

É melhor não ver aqueles relatos que não passam algo positivo ou que, de alguma forma, afetam você emocionalmente.

Isso pode valer tanto para influenciadores quanto para amigos e familiares que, embora sejam próximos, não fornecem material saudável.

 

Siga contas positivas

Isso pode ser difícil de determinar, porque embora muitos influenciadores não criem seu conteúdo com uma intenção negativa, podem afetar a sua estabilidade. Dessa forma, siga contas que façam você crescer.

 

Não se compare

O que vemos nas redes sociais é apenas o que outra pessoa quer que vejamos. Por isso, não sabemos a realidade. É importante entender isso, porque muitas vezes nos comparamos e acabamos nos sentindo infelizes.

 

Pratique atividades sem tecnologia

A sua conexão com a realidade é essencial. Portanto, é importante que você não apenas se desconecte das telas, mas também interaja com o seu contexto. Encontre uma atividade física ou artística que ajude você a ficar longe do celular.

 

Leia também