5 sinais de que você está num trabalho tóxico

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Durante a crise, é difícil ter o direito de reclamar de um emprego estável. Porém, a pressão e o medo de perdê-lo nos faz ignorar o fato de que o trabalho pode, sim, consumir a nossa saúde.

É difícil admitir que você está em um emprego tóxico, e muito se deve à nossa cultura. Isso é um problema, porque você sabe que não está se sentindo bem e que está normalizando a situação.

Portanto, é preciso ficar atento. Estes são alguns dos sinais que indicam que você está em um ambiente tóxico:

 

Leia também

 

Você já não trabalha nos seus objetivos pessoais

O seu trabalho te consome tanto que você não tem tempo para realizar outras atividades ou pensar em alcançar objetivos pessoais.

Você fica tão exausta que não consegue pensar em fazer mais nada. E pode pensar que é o preço de ter tal emprego — mas não é bom viver para ele e deixar de lado o que você gosta.

As suas realizações pessoais são tão importantes quanto as profissionais.

 

Você sonha em ser demitida

Ninguém quer perder o emprego em tempos de crise. Porém, quando ele está prejudicando, provavelmente você não vai parar de pensar em como ficaria feliz em pedir demissão.

Todos nós temos a fantasia de nos livrarmos dos grilhões da vida profissional, de fazer uma pausa ou de nos tornarmos independentes. Mas quando isso se tornar uma constante, é preciso pensar duas vezes.

 

A comunicação é ruim

Você notou mudanças no escritório sobre as quais ninguém fala? Demissões, atribuições vagas, conversas cortantes e falta de feedback podem ser sinais de um ambiente tóxico.

Às vezes você pode pensar que é normal porque há coisas que não correspondem a você saber ou porque eles não são seus amigos para iniciar conversas.

Mas, no final das contas, nada como uma boa comunicação para tornar o trabalho eficiente.

 

Ninguém está de bom humor

Nessas horas, estar de bom humor e manter a sanidade pode ser muito complicado. Porém, você não consegue levar o seu dia a dia com leveza.

Em um ambiente tóxico, há um ciclo constante de negatividade. Se as conversas giram apenas em torno da frustração dos seus colegas, não há entusiasmo e a dinâmica parece pesada, então é um sinal de toxicidade.

 

Você está sempre trabalhando

Mesmo quando você termina o expediente ou sai de férias, ainda está no “modo trabalho”. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode prejudicar sua saúde física e mental. Se você não pode tirar uma folga, tome cuidado.

 

Leia também