Não faltam motivos para abandonar o álcool — mas sem ser extremista. Afinal, não há mal nenhum em beber um drinque no fim de semana ou acompanhar um jantar com uma taça de vinho.
ANÚNCIO
Porém, ao deixá-lo de lado, você só tem a ganhar. Confira os principais benefícios:
Leia também
Diminui o apetite
Muitas pessoas que eliminam o álcool da sua dieta perdem peso, afinal, as bebidas podem ter um impacto negativo no metabolismo ao interferir na capacidade do fígado de processar gordura.
Melhora a qualidade do sono
Ao beber álcool, “há um aumento no sistema nervoso simpático, levando a acordar de manhã cedo ou a várias interrupções no final da noite”, explica a neurologista Meredith Broderick.
ANÚNCIO
Também “faz com que as vias respiratórias colapsem com mais facilidade, de modo que as pessoas podem perceber ronco, falta de ar e até mesmo úvula inchada”.
Melhora a aparência da pele
A dermatologista Samantha Ellis afirma que o consumo excessivo de álcool “pode levar à dilatação e ao rompimento dos vasos sanguíneos e ao agravamento de doenças crônicas da pele, como psoríase, eczema e rosácea”.
Melhora a saúde mental
O psiquiatra Nzinga Harrison explica que beber álcool com moderação é bom para a saúde mental e, em alguns estudos, está até relacionado com aumento da felicidade.
No entanto, uma vez que a bebida passa da moderação, está associada a ansiedade, depressão, diminuição de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração, entre outras coisas.