Estilo de Vida

Ansiedade noturna: aprenda a combatê-la sem se desesperar

A ansiedade noturna é a sobrecarga mental que não nos permite dormir à noite. Seus sintomas mais comuns são sudorese, falta de ar, aumento da frequência cardíaca e inquietação na cama antes de dormir. Saiba mais sobre o tema:

 

Leia também

 

Recomendados

Os especialistas em psicologia definem a ansiedade noturna como um estado de hiperexcitação e resposta de alerta que irrompe no meio do repouso à noite.

 

Principais sintomas

  1. Taquicardia, pressão no peito e sensação de asfixia quando se deita e antes de dormir.
  2. Dores de cabeça ou pontadas nas têmporas também são frequentes à noite.
  3. Passar horas sem adormecer e, quando o faz, acorda com frequência durante a noite.
  4. Geralmente, quem sofre de ansiedade noturna costuma ser gente distraída e com dificuldade de concentração durante o dia.

 

Tratamentos naturais

  1. Você deve aprender a lidar com as preocupações diárias e reservar um espaço à noite. Abordar as preocupações no início do dia permitirá que você tenha foco e mais tempo para abordá-las.
  2. Proíba os pensamentos negativos antes de dormir. Não tente fazer isso diretamente, faça-o atraindo pensamentos que o relaxem.
  3. Faça exercícios antes de dormir, pois a mente pode mantê-lo acordado, mas o corpo ficará cansado. Isso o ajudará a adormecer com mais facilidade. Os exercícios sempre o ajudarão a ter um sono agradável.
  4. Evite álcool e bebidas com cafeína, tanto quanto possível, por algumas horas antes de dormir. Essas bebidas são estimulantes e não vão permitir que você durma bem à noite.
  5. Desconecte-se de equipamentos tecnológicos, principalmente celulares ou smartphones. O uso de dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir é prejudicial para o adormecimento. A luz e a iluminação desses dispositivos mantêm a mente estimulada.
  6. Faça ioga antes de dormir à noite. Os exercícios de respiração permitirão que você tenha uma sensação mais relaxante e satisfatória que o fará dormir. Pare de se preocupar com problemas que não podem ser resolvidos na cama.
  7. Evite comer demais antes de dormir à noite. A alimentação deve ser especialmente cuidadosa, pois refeições pesadas podem causar dificuldades para adormecer.
  8. Cuide do espaço onde você dorme. Um travesseiro confortável, uma temperatura correta, são fatores que podem causar um sono reparador e, certamente, afastar a ansiedade noturna.
  9. Em alguns casos, você pode não estar ciente do problema ou tentar corrigi-lo pode não ter melhorado os sintomas. Então é necessário ir à terapia psicológica. Um psicoterapeuta especializado pode ajudá-lo a resolver problemas de ansiedade noturna.

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM