Estilo de Vida

5 hábitos que estimulam o surgimento de rugas no rosto; evite-os a todo custo!

Todos os dias fazemos coisas que afetam, de uma forma ou de outra, aspectos da nossa vida. Sim, há hábitos que transformam sua pele, o que pode fazer com que rugas surjam prematuramente em seu rosto. Saiba mais:

 

Leia também

 

Recomendados

Beliscar a pele

“Nos meus mais de 40 anos como dermatologista, mais de 90% de todas as cicatrizes de acne que vejo são resultado de beliscões no rosto”, diz Loretta Ciraldo.

Ela também afirma que esse pode ser o começo das rugas prematuras, pois esta pequena ação leva à eliminação do colágeno da pele aos poucos.

“Aconselho meus pacientes a usar este mantra: ‘se eu deixar a espinha quieta, ela irá embora em dias. Semanas, na pior das hipóteses. Se eu escolher beliscar, meu rosto pode ficar afetado para o resto da vida’.”

 

Esfoliar demais

A sensação de um rosto recém-esfoliado é uma das nossas coisas favoritas na vida, mas o mantra “menos é mais” também é importante.

“Esfoliação em excesso pode irritar a pele, deixando-a seca e vermelha”, diz Loretta. “Também pode fazer com que a pele produza óleo em excesso para compensar a umidade perdida, provocando uma quebra e, por sua vez, a perda de colágeno.”

Se for esse o caso, limite o uso do esfoliante a uma ou duas vezes por semana.

 

Dormir pouco

É muito tentador ficar acordado até as 3 da manhã para assistir a mais alguns episódios de sua série favorita, mas sua pele vai agradecer se você decidir dormir cedo.

Não dormir o suficiente (idealmente oito horas) pode diminuir o pH da pele, afetando seu brilho natural e bagunçando seus níveis de umidade, elastina e colágeno — o que resulta em flacidez e rugas prematuras.

 

Não lavar o rosto

Existem poucos sentimentos mais decepcionantes do que acordar de manhã, esfregar os olhos e perceber que se esqueceu de tirar a maquiagem na noite anterior.

Não lavar o rosto antes de dormir pode ser uma má notícia para os poros, sem falar na pele em geral.

A dermatologista aconselha que você faça um ritual noturno para evitar as rugas causadas pela maquiagem: lave o rosto logo após o jantar, antes de ficar muito cansado, e deixe um pacote de desmaquilhantes na mesa de cabeceira.

 

Não usar protetor solar

Loretta diz que um dos motivos para o aparecimento de rugas prematuras no rosto, além de outros problemas de pele, é por subestimar o poder dos raios ultravioleta.

“Nós dermatologistas gostamos de enfatizar que há muita ‘exposição solar incidental’ que recebemos”, diz a especialista. “Fazer uma curta viagem de carro até a loja pode se tornar uma experiência de banho de sol, já que quantidades significativas de raios ultravioleta entram pelas janelas do carro.”

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM