Saúde e Bem-estar

Alimentos que você deve comer para ter uma boa defesa e não adoecer

Com a pandemia, ter um sistema imunológico saudável tem sido a preocupação de muitas pessoas. Por isso, mostramos os alimentos que você deve comer para ter altas defesas e não adoecer facilmente.

É importante lembrar que, além de uma boa alimentação, é importante ter uma rotina de exercícios e evitar hábitos como o cigarro e o álcool.

Por meio de vitaminas de frutas, vegetais e legumes, nosso corpo melhora sua capacidade de lidar com doenças.

Recomendados

 

Leia também

 

Kiwi e laranja

Para termos defesas altas, devemos incluir em nossa dieta a ingestão de vitamina C.

Essa vitamina pode ser encontrada no kiwi e na laranja, que também protegem contra o dano oxidativo dos glóbulos brancos e os fazem funcionar de maneira ideal.

Os antioxidantes encontrados na vitamina C formam uma espécie de barreira ao redor dessas células, de modo que os patógenos ambientais, bem como os poluentes, não podem enfraquecê-los ou destruí-los.

Os especialistas recomendam comer no café da manhã ou no lanche.

 

Ovo, leite e vegetais

Outro componente importante para se ter altas defesas é a vitamina D. Ela pode ser encontrada no leite e nos cereais fortificados. Da mesma forma, essa vitamina pode ser encontrada em ovos e em bebidas vegetais de soja.

 

Peixes e mariscos

A vitamina D também é comum em peixes gordurosos, como salmão, atum ou sardinha.

Os glóbulos brancos que atacam os patógenos requerem zinco para funcionar em sua capacidade total, e esse mineral está presente nas sementes de abóbora, carne de caranguejo e ostras.

As sardinhas também são ricas em ômega 3, uma gordura poliinsaturada que o corpo não consegue produzir por conta própria e que dá suporte ao sistema imunológico do corpo. Da mesma forma, protege as membranas celulares e reduz o colesterol.

 

Vegetais de folhas verdes e nozes

De acordo com nutricionistas especialistas do Eat This Not That, uma pessoa deve ingerir pelo menos 300 miligramas de magnésio todos os dias.

Este mineral pode ser encontrado em vegetais de folhas verdes e nozes.

Além de manter as defesas elevadas, apresenta propriedades calmantes e, ao mesmo tempo, estimula o sistema nervoso parassimpático.

 

Legumes

Os legumes são outro dos alimentos que não devem faltar na nossa alimentação. É uma fonte de ferro e zinco, que fortalece o sistema imunológico.

Esse alimento também é rico em vitamina B6, que ajuda a gerar glóbulos brancos, chamados linfócitos. Eles lutam contra infecções. Os especialistas recomendam comê-los combinados com brócolis para aumentar a quantidade de ferro que possuem.

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM