Estilo de Vida

Como o sorriso é capaz de combater o estresse e a ansiedade

A ansiedade é um transtorno comum e, na maioria dos casos, tem manifestações no corpo. Alguns de seus sintomas mais comuns são medo, taquicardia, respiração agitada.

Por sorte, um dos “remédios” para afastar a ansiedade é grátis e está ao seu alcance a qualquer momento: o sorriso.

 

Recomendados

O sorriso contra a ansiedade

De acordo com vários estudos científicos, se você sorrir por mais de um minuto. Isso afastará o medo, o mau humor e as preocupações.

Quando você sorri, os nervos do seu rosto imediatamente enviam uma mensagem para o seu cérebro que você está feliz, e o estado de ansiedade começa a desaparecer.

O riso é uma resposta fisiológica complexa envolvendo várias áreas do cérebro. Ajuda a regular hormônios do estresse (como o cortisol) e está relacionado à produção de anticorpos e endorfinas, analgésicos naturais do corpo.

 

Os benefícios do sorriso para o corpo

  1. Reduz a resposta negativa à ansiedade, preocupações e estresse. Pode aumentar e, em seguida, diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial, resultando em uma sensação agradável e relaxada.
  2. Alivia a dor, aumenta o bem-estar psicológico, combate o estresse, a ansiedade crônica e a depressão leve, aumenta as defesas e até ajuda a perder peso.
  3. Também pode estimular a circulação e ajudar a relaxar os músculos, o que pode ajudar a reduzir alguns dos sintomas físicos de ansiedade, depressão e estresse.
  4. Melhora o sistema imunológico das mulheres. Pensamentos positivos podem liberar neuropeptídeos, que ajudam a combater a ansiedade, o estresse e outras doenças potencialmente graves, como o câncer.
  5. Libera endorfinas (conhecidas como hormônios da felicidade), bem como ocitocina (afeto), dopamina (motivação) e serotonina (bom humor).
  6. Aumenta a energia, melhora o estado de alerta, ajuda a memória e até dá uma sensação de relaxamento dos músculos.
  7. Ajuda a baixar a pressão arterial e aumenta o fluxo sanguíneo. Como resultado, melhora a oxigenação em todo o corpo.

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM