Saúde e Bem-estar

É possível ter uma relação saudável com a comida para ser mais feliz; saiba como

Para pessoas com ansiedade ou transtornos alimentares, é um desafio ter uma relação saudável com a comida, isto é, nutrir-se sem se deixar levar pelas emoções.

ANÚNCIO

Maus hábitos alimentares e, em geral, a relação que temos como adultos com a comida são diretamente influenciadas pelos aprendizados que tivemos na infância. Por isso são padrões difíceis de quebrar, mas não impossíveis.

 

Leia também

 

Sinais de alerta

No entanto, muitas pessoas não têm uma relação saudável com a comida e nem sequer perceberam, resultando no desenvolvimento de doenças resultantes de excessos e más escolhas. Isto é:

  1. Usar a comida como maneira de distrair as emoções.
  2. Não comer alimentos nutritivos.
  3. Comer com falta de controle.
  4. Obsessionar-se por perder peso.
  5. Relacionar a forma física ao sucesso na vida.
  6. Usar a comida como fonte de gratificação.

 

Dicas para ter uma relação saudável com a comida

Primeiro, se você identificou que falhou em um ou mais pontos do anterior, é melhor recorrer a um especialista na área de nutrição e psicologia para discutir as causas de suas más escolhas.

ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, você pode transformar a maneira como se alimenta:

 

Não exagere nas regras

Quando você é muito rigorosa com sua dieta, é mais provável que você tenha ataques de ansiedade que levam à compulsão ou à frustração.

Lembre-se de que não há boas nem más refeições. Todos os alimentos são permitidos em sua dieta, só que você deve encontrar a forma e o momento certo para consumi-los.

 

Distingua fome real da fome emocional

Muitas vezes são as emoções que nos levam a escolher quando e o que queremos comer. É por isso que os nutricionistas recomendam tomar um segundo para identificar o problema.

Um deles é se perguntar se naquele exato momento eles comeriam uma maçã. Se já passaram mais de duas horas desde sua última refeição e sua resposta é sim, provavelmente é fome de verdade.

Caso contrário, a fome emocional leva as pessoas a anseiam por alimentos específicos.

 

Ouça seu corpo

Se você não gosta da comida, não a consuma só porque é saudável. Você não precisa se forçar. O importante é não fazer da comida a peça central das nossas vidas.

 

Não compense

Esqueça passar fome se um dia você exagerar. Concentre-se em comer de forma saudável todos os dias e os resultados virão por conta própria.

 

Saiba mais

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias