Este é o livro que baseou o filme nacional “A Vida Invisível” indicado ao Oscar em 2020

Siga

Nova Mulher
Crédito: Vida Invisível

“A Vida Invisível”, filme indicação do Brasil ao Oscar em 2020, é baseado no livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” escrito pela jornalista Martha Batalha. A obra aborda a dificuldade de ser mulher nos anos 50 no Brasil.

A história conta a vida de Guida Gusmão que desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Mas nenhuma das duas parece feliz em suas escolhas.

+ LIVROS

“A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a própria vida, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha”, explica a sinopse.

Enquanto acompanhamos as desventuras de Guida e Eurídice, somos apresentados a uma gama de figuras fascinantes. “Essas múltiplas narrativas envolvem o leitor desde a primeira página, com ritmo e estrutura sólidos. Capaz de falar de temas como violência, marginalização e injustiça com humor, perspicácia e ironia, Martha Batalha é acima de tudo uma excelente contadora de histórias. Uma promessa da nova literatura brasileira que tem como principal compromisso o prazer da leitura”.

LEIA TAMBÉM

Aqui estão alguns livros para ajudar mulheres que sofrem relações abusivas

Aqui estão alguns livros para ajudar mulheres que sofrem relações abusivas

A Nova Mulher selecionou alguns livros para ajudar mulheres que sofrem relações abusivas