Estilo de Vida

5 maneiras de lidar com a ansiedade num relacionamento

Você está em um relacionamento com uma pessoa que você ama. Então, a ansiedade toma conta e você pensa “as coisas vão durar?” e “como saberei se essa pessoa é certa para mim?”. Essas questões são mais comuns do que você pensa e podem ser superadas. Saiba mais:

 

5 maneiras de lidar com a ansiedade num relacionamento

Mantenha sua identidade

À medida que você e seu parceiro se aproximam, você pode descobrir as partes-chave da sua identidade. Lembre-se de que uma coisa é ceder um pouco; outra é se tornar uma pessoa completamente diferente.

Recomendados

Defina os seus limites e não perca a sua identidade. Assim como você cede a algumas coisas, seu parceiro também deve aceitar certos pontos. É uma questão de equilíbrio.

 

Tente ser mais consciente

De acordo com o portal Healthline, as práticas de atenção plena envolvem focar sua consciência sobre o que está acontecendo no momento presente.

Quando os pensamentos negativos surgem, você os reconhece e os deixa ir. Isso pode ser particularmente útil quando você está preso em um momento ruim em sua vida.

Se você estiver mais consciente, você notará que com um longo relacionamento vêm muitas coisas de benefício que estão valendo a pena e você será capaz de ajudá-lo a superar esta fase.

 

Pratique uma boa comunicação

A ansiedade pode se manifestar de muitas maneiras: seja evitando atender o telefone ou visitar a família do parceiro, por exemplo. Converse sobre isso de forma respeitosa e não acusatória. Lembre-se que o segredo é a comunicação.

Você pode explicar o que está pensando e como está tentando lidar com isso. Sua ansiedade pode não ser superada, mas seria um bom começo. Além disso, abrir e ficar vulnerável pode fortalecer o vínculo que vocês já têm.

 

Evite agir por impulso

Sentir-se ansiosa em um relacionamento pode levar você a fazer coisas que não gostaria. Preste atenção à diferença entre seus comportamentos habituais e suas ações impulsivas.

Quando sentir esses impulsos, tente se distrair com um pouco de respiração profunda, uma caminhada ou um telefonema com um amigo.

 

Fale com um terapeuta

Se você está tendo problemas para superar a ansiedade por conta própria, pode ser interessante falar com um terapeuta. Essa também é uma ótima maneira de aprender a lidar com seus efeitos.

Algumas experiências com terapeutas sugerem que mesmo uma única sessão pode ajudar a lidar com a ansiedade nos relacionamentos, seja indo sozinha ou com seu parceiro.

 

Leia também

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM