Torto Arado, escrito por Itamar Vieira Junior, e publicado pela editora “Todavia” em 2019, é um livro arrebatador, daqueles que não conseguimos ficar tranquilas enquanto não chegamos na última parte.
ANÚNCIO
A história aborda a vida das irmãs Bibiana e Belonísia, que moram no sertão da Bahia. São duas meninas negras que refletem sobre o impacto do trabalho análogo a escravidão.
Em cada linha, elas nos apresentam um fragmento da história do Brasil, que ainda conta com suas feridas abertas.
Descendentes de pessoas escravizadas, ao longa da história de Bibiana e Belonísia podemos perceber a situação da população negras, ao longo do tempo, que foi liberta da escravidão, mas deixada a margem sem qualquer assistência social.
Além disso, ao longa de cada palavras somos apresentadas a um mundo de sororidade entre mulheres, sobre garra e sobre vida e morte.
Vencedor do prêmio Leya em 2019, Torto Arado é um livro profundo e perfeito para quem quer desbravar as feridas abertas do Brasil.
Sinopse de Torto Arado
Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.
LEIA TAMBÉM